Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Aquicultura

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretário: Paulo Sérgio Oliveira Daflon

 
 
 

Investimento federal traz equipamento de última geração para o município

Nesta segunda, 19 de fevereiro, a Prefeitura de Macuco recebe com entusiasmo uma nova adição ao seu arsenal de equipamentos: uma máquina de pá carregadeira e empilhadeira, que chega equipada com tecnologia de ponta e recursos modernos, como ar condicionado e sistema de rádio. A aquisição deste equipamento representa um marco para a cidade, impulsionado pelo investimento do Governo Federal, através de um convênio celebrado entre o Município de Macuco e o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

Evento equestre celebra a superação após paralisação durante a pandemia

Após o período de interrupção devido à pandemia do coronavírus, a Cavalgada de Macuco voltou com força total e encantou dezenas de cavaleiros e amazonas, assim como o público que compareceu em peso para prestigiar a 18ª edição do evento. Parte integrante da Expo-Macuco, a cavalgada reuniu amantes da equitação numa marcha sincronizada e animada, relembrando as raízes culturais e históricas do município.

A marca ‘Leite Macuco’ é orgulho local e tem reconhecimento nacional

Ninguém ganha fama por acaso e, por isso, Macuco, reconhecido legalmente como ‘Capital Estadual do Leite’, viveu quatro dias de intensa competição e celebração agropecuária durante o 53º Concurso Leiteiro, parte essencial e emblemática da Exposição Agropecuária. Com dez ordenhas realizadas ao longo do evento, incluindo uma considerada a esgota, a competição destacou as vacas e novilhas de maior produção láctea da região, fruto do trabalho dedicado e metódico de criadores locais e regionais.

Autoridades prestigiam eventos com a locução de Patrick Lutterback

Não por acaso que a 15ª Exposição Agropecuária de Macuco foi marcada por emocionantes apresentações nas mais diversas áreas propostas para brindar o grande público e fortalecer o trabalho de investidores e comerciantes. Seja na música, cultura, gastronomia, artesanato e, principalmente, no setor agropecuário, as atrações se revezaram diariamente e fizeram do evento um marco regional, incluindo as ótimas performances da equipe de Rodeio América Country, que brilhou no Rural Park.

 Evento destaca a excelência genética e fortalece mais o agronegócio

A II Exposição Especializada do Cavalo Mangalarga Marchador e a 2ª Copa de Marcha de Macuco se destacaram como eventos de grande importância no cenário agropecuário regional, reunindo criadores e entusiastas dos equinos numa celebração da qualidade genética, da elegância e da destreza desses animais. Realizada paralelamente à Expo-Macuco/2023, a amostra dessa raça equina considerada um dos pilares da criação nacional obteve um sucesso estrondoso, evidenciando a vitalidade do setor equestre como parte essencial do crescimento do agronegócio no interior fluminense.

Animais expostos durante a Expo-Macuco ratificam zelo dos produtores

A 15ª Exposição Agropecuária de Macuco – ou simplesmente ‘Expo-Macuco’, como a feira tem sido popularizada ao longo de sua história – continua impressionando os amantes da agropecuária de ponta, especialmente da bovinocultura, com sua ênfase na genética inovadora, evidenciando a qualidade racial e trabalhando pela garantia de comercialização precoce dos animais. Ao longo do evento, que já se tornou um marco no calendário da pecuária regional, os produtores têm demonstrado um zelo excepcional pelos exemplares apresentados, destacando-se como líderes nesse setor crescente.

Iniciativa visa facilitar o acesso ao crédito e fortalecer a economia local

A prefeita Michelle Bianchini e os secretários de Governo e Agricultura, João Vitor Pontes e Paulo Sérgio Daflon, respectivamente, se mostraram bastante entusiasmados na terça e quarta-feira, dias 13 e 14 de junho, ao receberem uma excelente novidade que promete impulsionar ainda mais o desenvolvimento dos micro e pequenos produtores rurais do município. A Carreta Agro da Caixa Econômica Federal abre suas portas para facilitar o acesso ao crédito e, consequentemente, fortalecer a economia local.

Secretário de Agricultura de Macuco explica os resultados

Nenhuma iniciativa atinge a marca de mais de meio século de longevidade caso não haja comprometimento e dedicação de seus idealizadores e organizadores quanto à forma de geri-lo. Isso explica com muita precisão o sucesso do Concurso Leiteiro de Macuco, que em 2022 completou sua 52ª Edição esbanjando produtividade e qualidade.

Que a programação envolvendo as áreas musical e cultural agradou em cheio aos expectadores presentes nos quatro dias da Expo-Macuco todo mundo já sabe. O que também teve um destaque muito importante na edição desse ano foram os animais expostos, cuja qualidade tem aumentado significativamente e a tendência é que isso se confirme nos anos subsequentes no que depender dos organizadores da parte técnica.

Sucesso do Concurso Leiteiro ratifica uma tradição cinquentenária

O reconhecimento nunca foi por acaso, tampouco por sorte. Sempre se baseou num trabalho contundente e coerente, na dedicação constante e abnegada dos personagens envolvidos e numa paixão extrema dos produtores que continuam amando aquilo que fazem e, por isso, apostam todas as suas fichas na pecuária leiteira como a razão de suas vidas e numa ferramenta capaz de garantir o progresso socioeconômico regional.