Os festejos do padroeiro de Macuco, São João Batista, contaram com uma respeitável demonstração de civismo numa integração entre poder público e comunidade escolar do município. Como parte da programação oficial da festa em sua versão 2015, um desfile cívico foi organizado e contou com a participação de escolas das redes Municipal, Estadual e Particular de ensino.
Idealizado e coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, sob direção da professora Kellen Lengruber, titular da pasta, o desfile cívico, realizado na tarde de terça-feira, 23, foi acompanhado por centenas de pessoas que se juntaram no entorno da Praça Professor João Brasil, no centro da cidade, para acompanhar a passagem dos pelotões dos educandários macuquenses.
Este ano, numa demonstração de união e força em prol da valorização do setor educacional, a mobilização foi intensa e a festa cívica prestigiada por 11 instituições, responsáveis por colocar na passarela de desfiles um contingente expressivo de estudantes, diretores, professores, pessoal de apoio e colaboradores.
No início do desfile, os pavilhões Nacional Brasileiro, do Estado do Rio de Janeiro e do município de Macuco vieram à frente das demais bandeiras representando cada entidade local presente, prenunciando o que estava por vir e arrancando muitos aplausos do grande público. Marcaram presença os educandários estaduais Colégio Farmacêutico Rodolfo Albino e Colégio José Carlos Boaretto; as escolas municipais Creche Zilda Ribeiro Bianchini, Sylvia Bath Rosas, David Coelho dos Santos e CIEP Municipalizado 473 Honório Peçanha; o IELM (Instituto Educacional Laura Montechiari), da Rede Particular de Ensino; e as instituições Associação Pestalozzi de Macuco, Guarda Municipal e PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas), desenvolvido pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
A batida cadenciada das bandas marciais dos colégios Rodolfo Albino e José Carlos Boaretto garantiu a passagem dos pelotões, que este ano chamaram a atenção da população para dois temas: preservação ambiental e defesa dos limites territoriais do município, numa alusão às questões jurídicas sobre a demarcação e consequente redistribuição dos recursos do ICMS do Pólo Cimenteiro, que tramitam no STF (Supremo Tribunal Federal).
Outro show à parte foi apresentação da Banda de Tambores do Colégio Canadá, de Nova Friburgo, convidada para abrilhantar ainda mais o evento. E os músicos mostraram sua versatilidade tocando diversos sucessos populares e eruditos.
O prefeito Félix Lengruber, acompanhado da primeira-dama Michelle Faria e de seu vice-prefeito Marcelo Mansur, recebeu secretários municipais, convidados e vereadores. Ao final, ele enalteceu o evento. "Uma demonstração de civismo e amor ao município num desfile emocionante. Estão todos de parabéns", declarou Lengruber.
Por: Ricardo Vieira
ASCOM Macuco