Evento da Sala do Empreendedor de Macuco reuniu empreendedores e destacou estratégias para conquistar crédito consciente e sustentável

A Sala do Empreendedor de Macuco volta a se destacar na promoção de conhecimento para fortalecer o comércio local. Na segunda-feira, 29 de setembro, o CIEP Honório Peçanha, na Reta, recebeu a palestra ‘Capacitações Sobre Crédito’, ministrada pelo consultor do SEBRAE/RJ, Fábio Sereno. O encontro reuniu empreendedores macuquenses em busca de mais informações sobre educação financeira e acesso a linhas de crédito, temas cada vez mais importantes para o desenvolvimento dos negócios.

Consultor Fábio Sereno explanou sobre a organização documental para conquistar crédito, explicando ainda as diferenças entre empréstimo e financiamento

Durante a apresentação, os participantes receberam orientações práticas sobre como registrar receitas e despesas, separar finanças pessoais e empresariais e utilizar relatórios para análise. Fábio Sereno também destacou a relevância da organização documental para conquistar crédito, explicando ainda as diferenças entre empréstimo e financiamento, além dos sistemas de amortização SAC e PRICE. Outro ponto fundamental foi o tema ‘Custos do Crédito’, que abordou juros, tarifas e o CET (Custo Efetivo Total), permitindo aos empreendedores compreender melhor o impacto das operações financeiras em seus negócios.

Coordenadora da Sala do Empreendedor, Fernanda Diniz, com os gerentes da Cresol, Camilla Martinelli e Andrey Barrada, e o consultor Fábio Sereno, do SEBRAE

A palestra também enfatizou a importância do planejamento antes de solicitar crédito, orientando os presentes a avaliar a real necessidade do recurso, simular cenários e estabelecer limites saudáveis de endividamento. Além disso, foram discutidas estratégias de negociação, como a comparação de propostas, a manutenção de relacionamento com as instituições financeiras e a demonstração da capacidade de pagamento. Entre os tópicos mais lembrados pelos cursistas esteve a explicação dos ‘Cinco Cs do Crédito’ – Capacidade, Colateral, Caráter, Conjuntura e Capital – considerados pilares fundamentais na análise de concessão.

Cooperativa Cresol também marcou presença, com a participação de Camilla Martinelli e Andrey Barrada

Para complementar a programação, houve ainda espaço para a apresentação de programas e incentivos disponíveis, como PRONAMPE, BNDES, linhas estaduais de fomento e fundos garantidores, além do OPEN FINANCE como oportunidade de ampliar o acesso ao crédito. A Cooperativa Cresol também marcou presença, com a participação de Camilla Martinelli e Andrey Barrada – gerentes de Negócios, Pessoa Jurídica e Pessoa Física, respectivamente –, que compartilharam novidades sobre produtos e serviços.

Atentos aos detalhes repassados pelo consultor, os participantes ganharam informações preciosas sobre crédito e gestão financeira 

Ao final, a mensagem que ficou para os participantes, segundo a coordenadora da Sala do Empreendedor, Fernanda Diniz – que registrou seus agradecimentos à Gestão Municipal pela parceria – foi clara: crédito bom é aquele que gera retorno, seja na redução de custos ou no aumento do faturamento; sem planejamento, ele pode se transformar em risco.

Texto: Ricardo Vieira

Fotos: Sala do Empreendedor Macuco