Mais que especial foi o Dia das Crianças para a garotada que não dispensa o bom e velho jogo de futebol. Fortes emoções marcaram as finais da 13º Campeonato do Calcário de Escolinhas de Futebol, cujas partidas decisivas ocorreram em Macuco, na manhã da última segunda-feira, 12, no Estádio Doutor Mário Freire Martins.
Já no primeiro confronto, pela Categoria Sub-11, a disputa equilibrada fez com que Macuco e Cantagalo terminassem a partida em igualdade de condições, empatando em 0 a 0, e levando a decisão para a cobrança de tiros livres da marca do pênalti. Com mais sorte, os cantagalenses venceram pelo placar de 4 a 3. O jogador José Helio, de Macuco, foi eleito o melhor jogador, enquanto que João Victor Anselmo, também de Macuco, foi o artilheiro com 6 gols. Otávio, do time de Cantagalo, foi eleito o melhor goleiro e Trajano de Moraes recebeu o troféu Fair Play.
No que tange à Categoria Sub-13, Macuco e Trajano de Moraes se enfrentaram numa partida marcada pelo equilíbrio. Ao final, a equipe macuquense sagrou-se campeã com a vitória por 1 a 0, gol do atacante Thiago. O grande destaque dessa categoria ficou por conta da campanha da equipe de Macuco, inédita na competição. De forma invicta, Macuco marcou 39 gols em apenas 7 jogos e sofreu somente 4, ficando com saldo positivo de 35 gols. João Victor, de Macuco, foi eleito o melhor jogador e artilheiro com 12 gols. Cauã Espíndola, também de Macuco, conquistou o troféu de melhor goleiro e Santa Maria Madalena foi contemplada com o troféu Fair Play.
Por fim, na categoria Sub-15, outra partida bem equilibrada e jogada sob forte calor. Macuco e Bom Jardim empataram em 0 a 0 no tempo normal e nos pênaltis, depois de 11 cobranças para cada lado, prevaleceram a competência e a sorte do goleiro do Macuco, Gian, que defendeu 3 cobranças e garantiu o tetracampeonato da equipe macuquense por 6 a 5. Tiago Guizo, de Cordeiro, foi eleito o melhor jogador dessa categoria, enquanto que Yoran, também de Cordeiro, foi o artilheiro com 4 gols, Gian, de Macuco, ficou com o troféu de melhor goleiro, e Macuco recebeu o troféu Fair Play.
Após os jogos, a entrega das premiações foram feitas por Diogo Latini, presidente da Liga Desportiva de Macuco e secretário de Esporte e Lazer do município. O torneio contou com apoio da FERJ (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) e da Prefeitura de Macuco. "O que mais me impressionou foi o alto nível das equipes, a disciplina tática observada em cada time e a técnica apurada apresentada por esses pequenos craques, que certamente estão trilhando o caminho do sucesso no futebol. Parabéns a todas as equipes que abrilhantaram essa competição", declarou Diogo Latini.
Por: Ricardo Vieira
ASCOM Macuco