A Prefeitura de Macuco, por intermédio da Junta de Serviço Militar, realizou na manhã dessa quinta-feira, 15, na quadra do CIEP Municipalizado Honório Peçanha, no bairro da Reta, a Cerimônia de Entrega de Certificados de Dispensa de Incorporação e Compromisso à Bandeira. Participaram jovens da classe de 1998, dispensados do Serviço Inicial, de acordo com o Regulamento da Lei do Serviço Militar.

Numa concorrida e bem organizada cerimônia – comandada pelo Primeiro Tenente do Exército Brasileiro, Lauder Jardim Gomes, que antes da solenidade fez questão de realizar pessoalmente um treinamento com o grupamento de dispensados, para assegurar que o evento fosse bem sucedido – o juramento serviu para que os jovens se comprometessem a defender a nação brasileira em qualquer eventualidade para a qual possam ser convocados. Além disso, o Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) é o único documento legal e obrigatório para ingressar em concursos públicos, tirar Passaporte e Título de Eleitor e realizar a matrícula caso aprovado para curso superior.

Representando o prefeito e presidente da Junta de Serviço Militar de Macuco, Félix Lengruber – ausente em virtude de uma reunião importante na capital – o secretário Geral de Governo e Gestão, Idésio Curty, destacou durante o evento que mesmo dispensados de suas obrigações militares, os jovens possuem grande responsabilidade perante a pátria como cidadãos brasileiros. "Cada um de vocês representa o futuro da nação. Por isso, desejo boa sorte e que todos encontrem o caminho da justiça e do bem", disse Curty.

Nos momentos mais marcantes da solenidade, aconteceram a Recepção à Bandeira Nacional, conduzida pelo guarda municipal Raul Carapeba, e a execução dos hinos Nacional Brasileiro e do Município de Macuco, que antecederam ao Juramento Oficial. "A honra, a integridade e a defesa da nossa pátria devem ser observadas sempre com zelo e muita responsabilidade por todos vocês, que são jovens e como tal precisam dar o exemplo de amor ao nosso país", declarou o Tenente Lauder Jardim.

O evento contou com reservistas, padrinhos, convidados e autoridades locais, compondo a Mesa de Trabalho os secretários de Administração, Desenvolvimento Social, Controle Interno e Obras, respectivamente, Lilia Pereira, Aparício Bonan, Débora Silva Torres e Fábio Malaquias; as secretárias das Juntas Militares de Cordeiro, Cantagalo e Macuco, respectivamente, Eloá Bastos, Fátima Diniz, Leidiane Soares e Isabela Pâmela; as diretoras do CIEP Honório Peçanha, Silma Badini e Anny Marini; a jornalista Paula Dias; a representante da Secretaria de Educação, Madalena Crizostomo; o enfermeiro Luiz Alexandre Lessa; e as Guardas Municipal e Mirim.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco