Secretaria de Saúde e Prevenção à Dependência Química

Secretária: Ana Paula Gonçalves Correia Santos

E-mail de contato: saude@prefeituramacuco.rj.gov.br

WhatsApp: (22) 2554-1474

Após ação iniciada em 04 de maio pela Secretaria de Saúde e Combate às Drogas de Macuco, seguindo diretrizes do Ministério da Saúde (MS), a Coordenadora de Imunização local, Jerusa Queiroz, considera positivos os resultados da Campanha de Vacinação contra a Gripe, cujo intuito é garantir imunização contra o vírus Influenza.

Conforme os números apurados e lançados no balancete da entidade de saúde – popularmente chamado de 'vacinômetro' – foram aplicadas, até sexta-feira, 22, aproximadamente 1.500 doses da vacina. Em alguns segmentos para os quais a vacinação era indicada, a resposta superou as expectativas. "Seguimos as normas e os resultados estão dentro da margem de segurança determinada pelo Ministério da Saúde", relata Jerusa.

De acordo com a Secretaria de Saúde, dos grupos prioritários, que incluem crianças, profissionais da saúde, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebês até 45 dias antes da vacinação), idosos e doentes crônicos, os números da vacinação foram os seguintes: 261 crianças, 64%; 37 gestantes, 46%; 140 trabalhadores do setor de saúde, 133%; 12 puérperas, 92%; e 776 idosos, 105%.

Os relatórios apontam que grupos formados por profissionais de saúde e idosos foram os que obtiveram os melhores resultados. Segundo Jerusa Queiroz, outras comorbidades (pessoas com problemas respiratórios, de coração, renais crônicos, portadores de doenças hepáticas, enfermidades neurológicas, diabéticos, obesos e imunossupressores), também foram atendidas, num total de 472 beneficiados com a dose contra a Influenza. Entre crianças com problemas respiratórios e cardíacos, receberam a vacina cerca de 60 macuquenses.

Para a imunização, os munícipes contaram com o comprometimento dos servidores do Centro de Saúde, com as profissionais Patrícia, Cristiane e Euzanai, e das Estratégias da Saúde da Família nos bairros Reta e Volta do Umbigo, num trabalho de enfermeiros, técnicos de enfermagem e os agentes de saúde.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa viral, que afeta o sistema respiratório e pode levar a complicações graves. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto à boca, olhos e nariz. A principal forma de prevenção é a vacinação.

Para promover uma intensificação em massa no que tange à vacinação, a coordenadora Jerusa acrescenta que os agentes de saúde e os enfermeiros irão realizar visita domiciliar para atender aos pacientes acamados e domiciliados. "Assim aumentaremos ainda mais os números positivos de nossa campanha. Agradeço cada profissional que deu o melhor de si em favor dessa ação", concluiu Jerusa.

Por: ASCOM Macuco