Instituído desde 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e Organização Mundial da Saúde (OMS), com o reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU), 14 de novembro passou a ser o Dia Mundial do Diabetes, data em que as campanhas de conscientização são massificadas em todos os continentes com o intuito de alertar para os males da doença, que em dezembro de 2006 passou a ser reconhecida como uma doença crônica e de alto custo mundial.
Em Macuco, para marcar o Dia Mundial do Diabetes, a Coordenação de Assistência Farmacêutica realizou, na quarta, 18, uma mobilização no Centro de Saúde de Macuco, que recebe diariamente um número significativo de moradores em busca de consultas, atendimentos médicos e outros procedimentos. Segundo os idealizadores da ação, o objetivo foi chamar a atenção dos macuquenses sobre a necessidade de prevenção e tratamento adequado a fim de evitar complicações.
Farmacêutica da Secretaria de Saúde e Combate às Drogas de Macuco, a doutora Geziani Gomes ressalta que é importante observar que o diabetes é uma doença crônica e silenciosa. "Caso não seja cuidada, a doença pode trazer sérias complicações ao paciente, inclusive levar ao óbito. Porém, com uma alimentação saudável, prática de atividades físicas e controle da taxa de glicemia, os diabéticos podem levar uma vida absolutamente normal, ativa, saudável e feliz", esclareceu Geziani.
Durante a mobilização, foram oferecidos testes de HGT (Hemoglicoteste), responsáveis por medir a dosagem do nível de glicemia no sangue. No total, foram realizados 29 testes, sob coordenação da enfermeira Verônica Golinelli de Menezes.
Segundo a Coordenação de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde de Macuco, o gerenciamento adequado da taxa de glicemia reduz drasticamente o risco de desenvolver complicações. "O importante é procurar uma das unidades de saúde do município e realizar um teste de glicose. Aproveito para agradecer à Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), que disponibilizou brindes distribuídos aos moradores, entre eles gibis informativos, folders, pins e pulseiras", concluiu Geziani.
Por: Ricardo Vieira
ASCOM Macuco