Secretaria de Segurança Pública, Administração e Mobilidade Urbana

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretário: Jocélio Rodrigues Bezerra

 
 
 

Buscando novos conhecimentos a serem aplicados no dia a dia do governo em Macuco, o prefeito Félix Lengruber faz solicitações permanentes a seus comandados para que se mantenham informados e atualizados sobre as novas técnicas de administração pública. Para isso, oferece a autonomia necessária ao secretariado.

 

Recentemente, o secretário de Administração, Affonso Azevedo, representou o município no FESMAD/RJ (Fórum Estadual de Secretarias Municipais de Administração do Rio de Janeiro), realizado no Hotel Golden Tulip Regente, na capital fluminense.

Segundo Affonso Azevedo, o fórum recebeu 42 secretários dos 92 existentes no estado e teve como intuito reunir gestores para discussões sobre inovação e os novos processos de trabalho pautados na eficiência e eficácia das administrações públicas municipais. "Trocamos experiências do setor ao abordarmos temas como planejamento, valorização do capital humano, inovação, uso de novas ferramentas tecnológicas e parcerias público-privadas", relata Affonso.

Uma das boas resoluções do fórum será a criação de uma revista semestral. O conteúdo irá relacionar os diversos temas debatidos no evento e servirá para que os secretários continuem trocando informações sobre técnicas adotadas. Também ficou definido que a próxima reunião será em Búzios, no mês de novembro.

Durante o FESMAD – aberto oficialmente pelos secretários municipais de Administração e da Casa Civil, respectivamente, Marcelo Queiroz e Guilherme Schleder – foram apresentadas diversas palestras, ministradas por especialistas em gestão pública.

Dentre os temas, destaque para 'O desenvolvimento local e as micro e pequenas empresas', com o superintendente do SEBRAE/RJ, Cezar Vasquez; 'A gestão pública no ambiente de restrição fiscal', com Sérgio Ruy Barbosa, ex-secretário de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro; 'Carioca digital', palestra do presidente da IplanRio, Victor Zajdhaft; 'Vetor Estratégico da Administração Pública Municipal', com Fabrício Zanini, diretor técnico do Instituto Curitiba de Informática; e 'O Papel dos Organismos Multilaterais no Fomento a Projetos Municipais de Governo', com o palestrante German Zappani, representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Por: ASCOM Macuco