Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Aquicultura

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretário: Paulo Sérgio Oliveira Daflon

 
 
 

Ótima notícia para pecuaristas leiteiros da Região Serrana, em especial para os que atuam na Bacia Leiteira de Macuco, uma das maiores do estado. O município de Macuco receberá no próximo dia 13 de junho, sábado, a 30ª Feira de Animais Rio Genética, evento cujo objetivo central é criar facilidades para que os produtores rurais adquiram bovinos de alta qualidade genética em condições especiais de pagamento.

 

A feira será realizada no Parque de Exposições Edgar Rodrigues Luterbach (Macuco Rural Park), às 9 horas da manhã. Os organizadores confirmam que estarão disponíveis 200 animais, entre vacas e novilhas da raça Girolando. Os compradores terão a opção de financiar a aquisição dos animais pela linha de crédito do programa. Os juros são de 2% ao ano e o prazo para pagamento é de 60 meses. Cada produtor poderá adquirir até dez animais, obedecendo ao teto do valor de financiamento, que é de R$ 60 mil por produtor. As vendas são confirmadas após a abertura dos envelopes com as propostas mais altas. Em caso de empate, será aberto um novo processo de compra entre aqueles que oferecerem o mesmo valor, e a maior oferta será a vencedora.

A feira é promovida pela Secretaria Estadual de Agricultura, em parceria com a Associação de Criadores do Estado do Rio de Janeiro (ACERJ) e Prefeitura de Macuco. Desde a implementação, o Rio Genética investiu R$ 33 milhões, fortalecendo a cadeia produtiva de leite no estado e promovendo melhoramento do rebanho leiteiro fluminense. Até o momento, já financiou a compra de 11 mil bovinos de qualidade, beneficiando mais de 1,2 mil produtores.

O secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, lembra que além dos números significativos alcançados pelo programa com ações de fomento à bovinocultura, também estão sendo elaborados mecanismos que detectam o impacto do Rio Genética no setor produtivo. "Estamos dimensionando os resultados sobre a produtividade do rebanho leiteiro e seu reflexo na renda do produtor", informa Áureo.

Segundo o subsecretário estadual de Agricultura, Alberto Mofati, existe grande possibilidade da presença do governador Luiz Fernando Pezão, entusiasta do projeto e que mantém excelente relacionamento com o prefeito de Macuco. "Estamos aguardando a presença do nosso governador nessa feira que é de suma importância para o setor leiteiro de nosso município e região", declarou o prefeito de Macuco, Félix Lengruber.

Os animais participantes da feira serão exposto à visitação a partir das 9 horas. As propostas dos interessados em cada lote começarão a ser recebidas às 11 horas. Na edição do ano passado, Macuco recebeu um número recorde de produtores. Foram 104, oriundos de diversos municípios do estado.

Por: ASCOM Macuco