Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Aquicultura

Secretário: Paulo Sérgio Oliveira Daflon

Um evento rural bem sucedido, que promete oferecer excelentes resultados para os pecuaristas leiteiros fluminenses em médio e longo prazo. Assim os organizadores comemoram os resultados positivos da 30ª Feira de Animais Rio Genética, realizada no último sábado, 13, em Macuco. O grande diferencial do evento foi oportunizar aos produtores rurais a melhoria da qualidade genética de seus rebanhos.

Segundo integrantes da Secretaria de Estado de Agricultura, que em parceria com a Associação dos Criadores do Estado do Rio de Janeiro (ACERJ) e Prefeitura de Macuco promoveram o evento, a vocação leiteira regional contribuiu para que a Rio Genética se consolidasse em sua 30ª edição, registrando o cadastramento de aproximadamente 150 pecuaristas interessados em investir no melhoramento genético.

Além do anfitrião, prefeito Félix Lengruber, também esteve presente o secretário estadual de Agricultura e Pecuária, Christino Áureo, representando o governador Luiz Fernando Pezão. Ainda participaram da solenidade oficial de inauguração o vice-prefeito de Macuco, Marcelo Mansur; o subsecretário estadual de Agricultura, Alberto Mofati; o prefeito de Trajano de Moraes, Carlinhos Gomes, acompanhado do vice-prefeito Omair Diniz; os secretários Geral e de Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude de Macuco, Wildimar Faria e Luciana Linhares Bianchini, respectivamente; vereadora Michele Bianchini; o presidente da Cooperativa de Macuco, Silvio Marini; e os representantes da CCA Laticínios, Antônio Carlos e Paulo Cordeiro.

Assim como nas duas edições anteriores da feira realizadas em Macuco, os animais especialmente selecionados para o evento, 200 vacas e novilhas de excelente qualidade e procedência, da raça Girolando, provocaram uma disputa acirrada entre os participantes, que puderam adquirir os animais com um financiamento aportado na linha de crédito do programa, com recursos do Tesouro Estadual, juros de 2% ao ano e até 60 meses para pagar.

Durante a abertura, o secretário estadual de Agricultura destacou o empenho do Governo do Estado em defesa da cadeia produtiva do leite. Ao lado do prefeito Félix Lengruber, Christino Áureo disse que os progressos devem ser muito comemorados diante das atuais dificuldades financeiras. "É uma verdadeira vitória continuar apoiando os produtores de leite fluminenses com crédito a juros de 2%, quando as taxas no país se aproximam dos 14% de juros anuais. A Feira Rio Genética beneficiou milhares de produtores com investimentos de R$ 34,3 milhões", ressaltou Áureo, muito aplaudido ao convidar a viúva do ex-prefeito Rogério Bianchini, Luciana Linhares, seu filho Luiz Antônio e a sobrinha Michele Bianchini para homenagear o saudoso político.

Na ocasião, o prefeito de Macuco, Félix Lengruber, agradeceu as ações da Secretaria Estadual de Agricultura para o fortalecimento da atividade, bem como do programa Estradas da Produção, que continua contribuindo para a recuperação das estradas vicinais do município, responsáveis pelo escoamento da produção. "Estamos satisfeitos em poder destacar o trabalho da equipe do secretário Christino Áureo. Através dessa e outras parcerias fortalecemos as políticas voltadas ao homem do campo", discursou Félix.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco