Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Aquicultura

Secretário: Paulo Sérgio Oliveira Daflon

Auxiliar o homem do campo, possibilitando o escoamento da produção rural e garantindo o direito de ir e vir de quem vive na zona rural. Esses são alguns benefícios oferecidos pela Patrulha Mecanizada, cujas ações são coordenadas pela Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária. Desde a última quarta-feira, 10, os profissionais que operam o maquinário vêm atuando nas localidades rurais de Macuco.

A Patrulha Mecanizada integra o programa Estradas da Produção, desenvolvido pela EMATER/RJ, órgão vinculado ao Governo do Estado, que viabiliza máquinas e equipamentos para ações nas estradas rurais dos municípios. Nesse caso, as atividades foram possíveis graças à intervenção do prefeito Félix Lengruber, que fez o pedido ao secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, que prontamente atendeu Macuco.

Num planejamento executado em conjunto – reunindo responsáveis técnicos da Patrulha Mecanizada, secretário de Obras Niraldo Menezes, e de Agricultura, vice-prefeito Marcelo Mansur, orientados pelo prefeito – o trabalho de conservação e manutenção das estradas vicinais abrange limpeza, gradagem, escarificação do solo e conservação de saídas de águas pluviais e nascentes, entre outros.

Pecuaristas, agricultores e moradores da zona rural relatam estarem satisfeitos com o reinício das ações, que serão convertidas na melhoria da qualidade das pistas nas estradas vicinais, facilitando a vida de quem depende dessas vias para escoar seus produtos, em particular o leite e os hortifrutigranjeiros. "Quem reside fora do perímetro urbano também merece nosso respeito e precisa ter melhores condições de vida", declarou Félix Lengruber

Reconhecendo os préstimos da administração estadual, o prefeito Félix Lengruber destacou a conquista da Patrulha Mecanizada como mais um resultado positivo do trabalho realizado de mãos dadas entre Prefeitura e Governo do Estado, por intermédio do governador Luiz Fernando Pezão. "Mesmo diante de todas as dificuldades, em virtude da crise financeira que todos os municípios atravessam, estamos nos empenhando na realização de obras e serviços em favor dos moradores. Nosso intuito com esses serviços é garantir as condições de tráfego nas estradas, assegurando o escoamento da produção agropecuária e o deslocamento dos moradores da Zona Rural à área urbana", esclareceu o prefeito de Macuco.

Por determinação do prefeito Félix, toda zona rural de Macuco será beneficiada. Em alguns casos, mesmo estradas que convergem com propriedades rurais de outros municípios poderão ser atendidas pela Patrulha Mecanizada, cujos serviços já foram iniciados em sua primeira etapa, que se estenderá até localidades como Maravilha, Fazenda da Saúde, Ribeirão Dourado, Ponte do Cassiano, Irajá, Volta da Ferradura e Morro do Sabão, entre outras.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco