Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Aquicultura

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretário: Paulo Sérgio Oliveira Daflon

 
 
 

 

Reafirmando a vocação leiteira regional, a 30ª Feira de Animais Rio Genética, realizada sábado passado, 13, em Macuco, registrou o maior número de compradores nas edições já realizadas desde a sua criação, como confirma o Governo do Estado. Segundo a Secretaria de Agricultura e Pecuária, no total, 51 produtores rurais, oriundos de diversos municípios fluminenses, disputaram as 200 vacas e novilhas registradas da raça Girolando, touros da raça zebuína Gir e bezerras filhas de reprodutores de alto padrão genético geradas pelo processo Fertilização In Vitro (FIV).

Assim como já havia sido observado nas outras duas edições anteriores da feira realizadas no município, foi grande a participação dos pecuaristas dispostos a levar para suas propriedades animais para o melhoramento de seus rebanhos, financiados com recursos do Tesouro Estadual, juros de 2% ao ano e até 60 meses para pagamento.

Durante a solenidade de abertura, o secretário estadual de Agricultura, Christino Áureo, ao lado do prefeito municipal, Félix Lengruber, de representantes da Cooperativa de Macuco e da CCA Laticínios, além de outras autoridades, ressaltou o empenho do governo do estado em defender a cadeia produtiva do leite.

"Num ano difícil financeiramente falando, estamos registrando uma vitória significativa ao manter vivo o modelo de apoio aos produtores de leite em nosso estado, com linha de crédito a juros de 2%, quando as taxas no país se aproximam dos 14% anuais. O Rio Genética já beneficiou cerca de 1,2 produtores, introduzindo no rebanho leiteiro estadual mais de 11 mil animais de qualidade, com investimento de R$ 34,3 milhões", destacou Christino, acrescentando que a próxima edição da Feira Rio Genética acontecerá em Itaperuna, em 15 de agosto.

Na oportunidade, Christino Áureo também visitou as instalações da indústria CCA Laticínios de Macuco. Líder na produção de leite de cabra no estado, com a marca Caprilat, a fábrica também é responsável pelo processamento de leite de vaca, UHT e em pó, sob a marca Fazendas do Rio. No local será inaugurado, em julho, o processamento de soro lácteo em pó. Subproduto de fabricação de queijo, considerado resíduo industrial, o soro é uma importante fonte de proteína, que será transformado em alimento nutricional de valor comercial, cada vez mais utilizado também por indústrias de cosméticos e farmacêuticas.

Ao saber do resultado positivo do evento, o prefeito Félix Lengruber externou seu agradecimento às autoridades estaduais e organizadores da feira. "Auxiliar os produtores rurais é um privilégio. Mais ainda por saber que em nosso município foram estabelecidos esses números recordes de participação. Agradeço ao governador Luiz Fernando Pezão, ao secretário de Agricultura Christino Áureo, aos organizadores da Rio Genética e a todos que deram sua parcela de contribuição para alcançarmos esse sucesso", disse Félix.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco