Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Aquicultura

Secretário: Paulo Sérgio Oliveira Daflon

Sucesso do Concurso Leiteiro ratifica uma tradição cinquentenária

O reconhecimento nunca foi por acaso, tampouco por sorte. Sempre se baseou num trabalho contundente e coerente, na dedicação constante e abnegada dos personagens envolvidos e numa paixão extrema dos produtores que continuam amando aquilo que fazem e, por isso, apostam todas as suas fichas na pecuária leiteira como a razão de suas vidas e numa ferramenta capaz de garantir o progresso socioeconômico regional.

É assim que os pecuaristas macuquenses conquistaram ao longo do tempo o respeito das autoridades do agronegócio, avançaram através de investimentos tecnológicos responsáveis pela agregação de valores e protagonizaram uma história que culminou com a nomeação do município como ‘Macuco, A Capital Estadual do Leite’, insígnia reconhecida pelos poderes constituídos do Estado do Rio de Janeiro.

Ao concluírem no último domingo, dia 11, o 52º Concurso Leiteiro – parte integrante da Edição 2022 da Exposição Agropecuária de Macuco e um dos alicerces dessa nova e emergente feira rural regional – produtores rurais que investem no setor, trabalhadores do campo que garantem o funcionamento dessa engrenagem em sítios e fazendas e simpatizantes desse segmento escreveram juntos uma nova página da história.

Com apoio irrestrito da Cooperativa de Macuco e da Prefeitura de Macuco, o Concurso Leiteiro reuniu representantes dispostos a exibir ao público tudo que é corriqueiro no cotidiano campestre, mas ainda desconhecido nos grandes centros. Eles mostraram como se dá a produção durante o certame, respeitando diversas categorias, cada uma delas recebendo uma premiação específica, referente às vacas mais bem colocadas. A prefeita Michelle Bianchini e o secretário de Governo João Vitor Pontes participaram da entrega dos prêmios aos produtores rurais.

Após nove ordenhas, as principais vencedoras e suas respectivas produções foram: Vaca Municipal: Moeda, com 189 KG, de Nathalia Ferreira, Fazenda Oliveira/Macuco;  Vaca Geral: Zulmira, com 212 KG, de Daniel Latini, Sítio Bela Vista/São Sebastião do Alto; Novilha Geral: Previsão, com 153 KG, de Gustavo Fidalgo, Sítio Cruzeiro/Trajano de Moraes; Vaca 30 KG: Estrela, com 90 KG, de Igor Ornellas, Sítio Boa Vista/Santa Maria Madalena. Representando a Cooperativa de Macuco, o vice-presidente Marcos Tadeu Erthal também esteve na entrega da premiação. Quem também visitou o Concurso Leiteiro foi o ex-prefeito Bruno Boaretto. Confira imagens do evento:

Fotos: Assessoria de Imprensa