Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretário: Tatiane Fernandes Lima Bormevet

 
 
 

 

O último sábado de maio, 30, foi dedicado à diversão, ao entretenimento e à conscientização em Macuco. Por iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), numa parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, e apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, foi realizado o 2º Passeio Ciclístico de Mobilização pelo Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Dezenas de moradores de todas as idades, oriundos de todos os bairros do município atenderam ao chamado para o evento, que mesclou atividades esportivas e sociais, entre elas um passeio ciclístico percorrendo as principais ruas da cidade e o desenvolvimento do projeto 'Brincando na Rua', coordenado pela Secretaria de Esporte e Lazer, além do trabalho de conscientização com crianças e adolescentes.

Na presença dos secretários de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos; Trabalho, Envelhecimento Saudável e Juventude; Administração; e Esporte e Lazer, respectivamente, Luiz Claudio Gomes de Souza, Luciana Linhares, Affonso Azevedo e Diogo Latini, além da presidente do CMDCA, Claudia Bonan, o passeio ciclístico alcançou seus objetivos, chamando a atenção para o Dia Nacional do Combate ao Abuso a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado no dia 18 de maio.

Ao se inscreverem para o Passeio Ciclístico, os participantes receberam um comprovante de inscrição contendo um número, que dava direito à participação no sorteio de uma bicicleta nova. Após a conclusão do percurso, o sorteio foi realizado sob os olhares atentos dos ciclistas e demais participantes. O ganhador da bicicleta foi Wesley Gonçalves Lima, de 12 anos de idade, morador do bairro Santos Reis.

Questionados sobre o tema, o secretário de Desenvolvimento Social e a presidente do CMDCA, expuseram a mesma opinião. Segundo eles, a melhor maneira de combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. "É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral e dos profissionais educação e da área jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco e o acompanhamento da vítima e do agressor. É indispensável também denunciar qualquer tipo de ação que exponha os menores", declarou Luizão.É oportuno lembrar que alguns avanços já foram alcançados, como o Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, cuja implantação é uma realidade construída coletivamente com o governo e a sociedade civil, no âmbito de estados e municípios. "Mas ainda há muito a ser feito, e o 'Dia Nacional de Luta contra a Violência Sexual de Crianças e Adolescentes' deve unir esforços de todos para que a sociedade brasileira desperte para o tema e participe das ações de enfrentamento", colocou Claudia Bonan.

Por: ASCOM Macuo