Secretária de Macuco acompanha a assinatura do Pacto Social
Representando Macuco em solenidade realizada no Salão Nobre do Palácio Guanabara, a secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos retornou da capital, nesta segunda-feira, dia 30 de agosto, com boas notícias para a população. Cláudia Bonan – acompanhada da subsecretária Margareth Anselmo – presenciou a assinatura do Pacto Social entre estado e municípios pelo governador Cláudio Castro.
O governador também garantiu o pagamento dos valores inscritos em restos a pagar relativos aos últimos cinco anos de exercícios dos municípios fluminenses
Ao assinar o pacto – junto com o secretário de Desenvolvimento Social Matheus Quintal – o governador antecipa os repasses de recursos financeiros pelo Governo do Estado para garantir o cofinanciamento de políticas de assistência social nos municípios fluminenses, algo que não ocorria há alguns anos, já que as parcelas finais atrasavam ou eram repassadas nos primeiros meses dos anos subsequentes, impedindo a execução das ações sociais pelos municípios durante o mesmo exercício.
Secretária Cláudia Bonan agradeceu ao governador Cláudio Castro em nome do prefeito Bruno Boaretto
No encontro com o governador, agradecendo em nome do prefeito Bruno Boaretto, a secretária macuquense elogiou a iniciativa, dizendo que o repasse dos recursos em sua totalidade, antes mesmo de findar o ano, oportuniza um melhor planejamento das políticas sociais no âmbito municipal, mas lembra que os valores ainda estão bem aquém das reais necessidades locais e que é fundamental o auxílio do Governo Federal.
Cláudia Bonan e Margareth Anselmo no Salão Nobre do Palácio Guanabara
“Precisamos do apoio das esferas Federal e Estadual, pois somos um município de pequeno porte, com poucos recursos financeiros e arrecadação baixa. Sorte termos um prefeito que abraça nossas causas e se desdobra para cuidar de todas as áreas, porque garantir políticas públicas de qualidade em todos os setores, como vem acontecendo em Macuco nesses últimos quatro anos, é uma tarefa muito árdua”, expôs Cláudia Bonan.
Outro que discursou foi o secretário estadual Matheus Quintal, que falou sobre a importância do cofinanciamento para alavancar as ações sociais
Representantes de Macuco entre vice-prefeito e secretário de Assistência Social de Cordeiro, Elvis Mutti e Jeam Machado
Cláudia, Margareth e Erica Paes, coordenadora do programa Empoderadas
Comitiva de Macuco e Cordeiro com o secretário estadual Matheus Quintal
Texto: Ricardo Vieira
Fotos: Secretaria de Desenvolvimento Social