Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Secretário: Tatiane Fernandes Lima Bormevet

Finalidade é combater o abuso e a exploração sexual infantil

Os municípios brasileiros promovem anualmente ações sobre o ‘18 de maio’, ‘Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes’, que relembra um crime bárbaro ocorrido em Vitória, no Espírito Santo, quando a menina Araceli, de apenas oito anos, foi raptada, estuprada e morta covardemente.

Prefeita Michelle Bianchini ficou impressionada com a participação popular e reforçou a mensagem de proteção e respeito às crianças e adolescentes

Em Macuco, dezenas de pessoas se engajaram na Passeata ‘Faça Bonito’ nesta quarta-feira, com jovens, educadores, lideranças públicas e populares alertando a sociedade sobre defesa e respeito aos direitos sexuais de crianças e adolescentes. “É obrigação coletiva ofertar segurança e proteção para que cresçam com dignidade e livres de qualquer trauma”, defendeu a secretária de Desenvolvimento Social Cláudia Bonan.

Secretária de Desenvolvimento Social, Cláudia Bonan agradeceu a mobilização popular e disse que a visitação às escolas foi fundamental

Cartazes e faixas ilustraram a caminhada dos manifestantes, que despertaram a conscientização da população ao promover uma panfletagem com orientações sobre o tema. Todas as escolas das redes Municipal, Estadual e Particular de Ensino participaram com seus turnos completos indo às ruas. O evento também recebeu a Guarda Mirim Ambiental, secretários, vereadores e conselheiros tutelares.

Entre secretária e subsecretária de Desenvolvimento Social e o secretário de Governo e Gestão, prefeita fala aos participantes da passeata

Uma marcante concentração concluiu com sucesso a passeata no centro da cidade. As escolas se revezaram em exibições musicais, exposição de mensagens alusivas à campanha, teatro de fantoches e apresentações de canções e poemas num verdadeiro show de criatividade dos estudantes macuquenses. A prefeita Michelle Bianchini participou ativamente da campanha, relembrou a dedicação da saudosa Rosângela Gomes Pacheco e deixou sua mensagem.

Falando em nome da comunidade escolar, a secretária de Educação Luciana Boaretto enalteceu a presença de todos os educandários de Macuco

“Somos todos responsáveis, devemos estar atentos, orientar, vigiar e denunciar qualquer tipo de abuso. Caso contrário, essa criança pode ficar traumatizada psicologicamente pelo resto da vida. Façamos a nossa parte”, conclamou a prefeita.

Os pequeninos estudantes da creche também compareceram à passeata ao lado de diretores, professores e profissionais de apoio

A excelente integração de estudantes promovida através da Passeata ‘Faça Bonito’ mostrou que Macuco está no caminho certo

A alegria contagiante expressa no sorriso sincero da menina e dos coleguinhas é o exemplo a ser seguido

Escolas mostraram talento e criatividade para apoiar a causa e espalhar mensagens de respeito à infância e adolescência