Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Secretário: Tatiane Fernandes Lima Bormevet

Através do CRAS, usuária de Macuco mostra como fabricar sabão

A presença e atuação do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) têm se mostrado eficaz e determinante para as comunidades macuquenses, já que as atividades oferecidas têm proporcionado experiências capazes de ampliar conhecimentos ao mesmo tempo que a colocação das ideias em prática redunda numa renda extra bem-vinda.

Coordenadora do CRAS Terezinha Pinheiro Martinelli, Sônia Nobio conversa com as usuárias durante o workshop

Um exemplo de sucesso é a Dulcinéia Nunes, usuária do CRAS que aprendeu, no ano de 2017, a arte de fabricar seu próprio sabão caseiro lançando mão do reaproveitamento do óleo de cozinha, o que é bom para a economia da dona de casa e para o meio ambiente. Ela começou a produzir, apostou no empreendimento e com as vendas da sua produção obteve uma renda extra e até conseguiu reformar sua casa.

Após acompanharem as explanações, as macuquenses aprenderam na prática os segredos da fabricação

Através dos workshops realizados pelo CRAS – nos mesmos moldes utilizados quando a Dulcinéia aprendeu a fazer o sabão –, ela repassa a outras mulheres inscritas nos projetos da Secretaria de Desenvolvimento Social esse aprendizado, que as incentiva a ganhar autonomia e conquistar uma renda extra. “Esse compartilhamento de conhecimentos mostra o quanto o trabalho do CRAS é humanitário e abrangente. Estamos felizes com essa constatação”, orgulha-se a secretária Cláudia Bonan.

Tendo a supervisão da coordenadora do CRAS, as usuárias acompanham atentas às etapas do processo

Fotos: Secretaria de Assistência Social