Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Secretário: Tatiane Fernandes Lima Bormevet

Aplicar as técnicas ensinadas em sala de aula e se transformar num profissional de sucesso, requisitado e respeitado pelo cada vez mais exigente mercado de trabalho. Esses são alguns dos objetivos de quem procura os cursos profissionalizantes. Em Macuco, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, que numa parceria com o SENAI, através do PRONATEC, desenvolveu recentemente o Curso Pintor de Obras, comemora o êxito desse trabalho.

Depois de muito esforço e dedicação para frequentar as aulas e receber o aprendizado repassado pelo SENAI, o macuquense Rodrigo Fernandes concluiu o curso e em pouco tempo já começa a colher os frutos do que vivenciou em sala de aula. Seu trabalho vem se destacando no município e ele já começa a despertar interesse de pessoas de outras cidades dispostas a contratar seus serviços de Pintor de Obras.

Iniciado em setembro e concluído em dezembro do ano passado, o Curso de Pintor de Obras desenvolveu inúmeras atividades que são necessárias no cotidiano de um profissional do segmento, entre as quais Tecnologia Básica da Construção Civil; Planejamento e Organização do Trabalho na Construção de Edificações; Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho; Técnicas de Pintura em Alvenaria e Concreto; Acabamento de Superfícies em Madeira, Metálicas e Especiais; e Atitudes Empreendedoras para o Mercado de Trabalho.

Durante as aulas práticas, os cursistas também puderam obter conhecimentos sobre preparação de alvenaria para execução de pintura e textura; identificação e correção de defeitos; preparação de paredes para aplicação de novas pinturas; trabalho com texturas especiais; efeitos de rolo já existentes no mercado, como chapisco fino, efeito bambu, madeira, marmorato e aço escovado; noções de massa rústica; riscado horizontal e vertical; e uma série de outras técnicas.

Ao tomar conhecimento do excelente trabalho desenvolvido por Rodrigo Fernandes, o secretário Luiz Claudio Gomes de Souza também se sentiu recompensado. "É como se fosse uma vitória da administração também, pois estamos trabalhando a cada dia para que nossa população tenha uma melhor qualidade de vida. O sucesso desse rapaz nos faz crer na força de todo cidadão de Macuco, que possui um povo batalhador e que busca suas conquistas com dignidade e dedicação. Tomara que tenhamos outros exemplos desse tipo", disse Luizão, que agradeceu ao prefeito Félix Lengruber pelo apoio a iniciativas desse porte.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco