Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Secretário: Tatiane Fernandes Lima Bormevet

Benefícios serão destinados às famílias usuárias dos serviços do CRAS

A manhã de segunda-feira, 19 de dezembro, foi bastante exaustiva diante dos trabalhos intensos, mas prazerosa e também de muito contentamento para os integrantes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Macuco, porque marcou a entrega dos cartões que darão direito a dezenas de famílias macuquenses ao recebimento das Cestas Natalinas, que serão entregues na próxima quinta-feira, dia 22.

A imensa fila foi formada pelos usuários dos serviços do CRAS na lateral da sede da Prefeitura de Macuco

Mantendo um planejamento prévio – obedecendo a um controle rigoroso, realizado durante todas as etapas dos atendimentos pelos profissionais do setor, levando em conta o perfil social das famílias beneficiárias e seguindo as avaliações mantidas pelas equipes técnicas –, foram disponibilizados 1.700 cartões, dos quais 1.400 puderam ser entregues durante as atividades idealizadas pela Assistência Social na segunda-feira.

É fundamental informar que a listagem dos beneficiários está baseada principalmente no sistema do Cadastro Único (CadÚnico). Por isso, ao longo do ano vigente todos os usuários são constantemente estimulados a manter seus dados atualizados, até porque é através desse sistema que se torna possível a localização de todas as famílias com perfil para receber os atendimentos socioassistenciais.

Equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos trabalhando exaustivamente para distribuir os cartões

Portanto, ter o cadastro em dia garante os benefícios e, consequentemente, a retirada da Cesta Natalina. Caso contrário, a exclusão é feita automaticamente. Além disso, também é necessário que os usuários utilizem os serviços disponibilizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social nas unidades do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), incluindo as oficinas de Convivência e Fortalecimento de Vínculo.

Em determinado momento, a fila chegou a dobrar a esquina da Prefeitura de Macuco em virtude do número de beneficiários

Também é oportuno ressaltar que nos dois últimos anos, 2020 e 2021, houve um volume maior de beneficiários exatamente em virtude da pandemia, onde naturalmente mais famílias necessitavam do atendimento diante do isolamento social. As cestas serão entregues no CRAS de referência das famílias cadastradas conforme o esquema seguinte: CRAS Terezinha Pinheiro Martinelli – Santos Reis, Barreira, Reta, São José, Dr. Chiquito, Maravilha e Zona Rural; CRAS Rosângela Gomes Pacheco – Paraíso, Glória, Nova Macuco, Volta do Umbigo, Centro e Volta da Ferradura.

Fotos: Rodrigo Cuco