Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretário: Tatiane Fernandes Lima Bormevet

 
 
 

 

Desde que assumiu a administração em Macuco, uma das posições defendidas pelo prefeito Félix Lengruber é proporcionar aos munícipes de todas as classes sociais igualdade de condições para garantir melhor qualidade de vida e futuro mais digno. Desde então, uma série de ações confirmam o caráter social e humanitário que o cardiologista busca implantar em seu governo.

Recentemente, num trabalho capitaneado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, esse pensamento novamente ficou evidenciado. Em parceria com o SESC (Serviço Social do Comércio), através do projeto denominado 'Saber Comunitário', ficou acertada a disponibilização de diversos cursos gratuitos para a comunidade macuquense. O objetivo é aumentar a qualificação das pessoas ao mesmo tempo em que abre para elas novas oportunidades no concorrido mercado de trabalho.

Durante todo o mês de julho, em negociações lideradas pela servidora Jucilea Brito, representante do secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Macuco, Luiz Claudio Gomes de Souza, o popular Luizão, foram abordados pontos essenciais da parceria com Claudia Huguenin Menengate, analista de ação social do SESC, que durante o processo sempre se mostrou solícita e disposta a auxiliar Macuco na obtenção de mais esse benefício a ser repassado à população.

Com o acordo firmado, as inscrições já estão abertas e as aulas serão iniciadas tão logo haja um número suficiente para a formação das turmas. Estarão à disposição da comunidade cursos de Cuidador de Idosos e Crianças Especiais, Horta Comunitária, Compostagem Caseira, Formação de Agentes Socioambientais, Básico de Língua Portuguesa, Básico de Produção Textual e Educação Nutricional para Crianças.

Segundo Luizão, as iniciativas de sua pasta fogem do assistencialismo clientelista. "Nossa meta é comprovar a cada dia que o Desenvolvimento Social é muito mais abrangente que um simples atendimento. É, na verdade, a promoção da dignidade do ser humano. Esse é o caminho que nossa equipe percorre", garante Luizão.

Segundo Jucilea Brito, os interessados devem se dirigir às unidades do CRAS do centro da cidade ou do bairro Nova Macuco o mais breve possível. "Os cursos são gratuitos e, portanto, as vagas são limitadas. Quero fazer um agradecimento todo especial à nossa amiga Sheila Penavilla, esposa do André Coelho, da Secretaria de Educação, que contribuiu decisivamente conosco, nos apresentando a profissional responsável pelo projeto. Todas as dúvidas podem ser esclarecidas nos locais de inscrição", disse a servidora.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco