Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretário: Tatiane Fernandes Lima Bormevet

 
 
 

 

Procurando manter a filosofia visando aumentar a qualidade de vida da população, através da oferta de cursos de capacitação que se convertam em geração de emprego e renda, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Macuco encerrou mais um ciclo desse trabalho, considerado fundamental pelo titular da pasta, Luiz Claudio Gomes de Souza, que diz seguir à risca as diretrizes do prefeito Félix Lengruber ao trabalhar por uma administração humanitária e inclusiva.

Numa iniciativa do SESC (Serviço Social do Comércio), por intermédio do projeto 'Saber Comunitário', em parceria com a administração local, foi oferecido aos macuquenses, durante uma semana, com carga horária de 20 horas, o curso Cuidador de Idosos. O objetivo foi capacitar e orientar futuros cuidadores na identificação das necessidades e expectativas dos idosos em relação a vários aspectos da vida cotidiana. A abrangência do curso preparou os alunos para cuidar de pessoas da terceira idade, com limitações ou não, nas atividades diárias.

Uma característica do SESC com o projeto 'Saber Comunitário' é valorizar a mão de obra local para que profissionais do município mostrem suas qualidades. Assim, o curso de Cuidador de Idosos teve como instrutora a técnica de enfermagem Viviane Manoel de Barros e contou com palestras da enfermeira Verônica Golinelli. Durante as aulas teóricas e práticas, ambas foram solícitas, didáticas e gentis, repassando com clareza noções básicas de promoção da saúde, fragilidade e demência do idoso, segurança na condução, primeiros socorros, situações de emergência, mudança de comportamento, cuidados com a higiene, alimentação e adaptações ambientais, entre outros ensinamentos úteis.

Durante a solenidade de encerramento da Primeira Turma, sexta-feira passada, 21, a emoção tomou conta do ambiente no CRAS do bairro Nova Macuco. Ficaram nítidos entrosamento e carinho recíproco entre instrutores, alunos e componentes da administração. E os cursistas absorveram bem as lições. Orientados a escrever um texto sobre o aprendizado, eles deixaram mensagens singelas, comprovando que agirão com humanidade e respeito no trato com os idosos, como confirma um trecho de uma das cartas. "Devemos respeitar as rugas dos idosos, pois amanhã seremos nós a precisar de cuidados", escreveu a aluna Alessandra Gama. Ao final, além do certificado, os 23 concludentes, 22 mulheres e apenas um homem, receberam rosas vermelhas, cujo significado é respeito e amor, para serem oferecidas a uma pessoa escolhida por eles.

Para a servidora Jucilea Brito, coordenadora em Macuco da parceria com o SESC, a união dos profissionais foi indispensável para o sucesso desse que é o primeiro de uma série de cursos. "Sou grata a Deus em primeiro lugar, ao secretário Luizão pelo apoio, à representante do SESC, Cláudia Huguenin, que não mediu esforços para que conseguíssemos essa parceria que hoje começa a colher bons frutos, e também destaco a união dos profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social, que tem sido uma constante nas ações", disse Jucilea.

Luizão, secretário de Desenvolvimento Social de Macuco, também deixou uma mensagem de incentivo. Segundo ele, esse aprendizado tira de sua pasta o rótulo do clientelismo e ratifica o cunho social dos serviços. "Volto a dizer que nossa meta é promover a dignidade das pessoas e fazê-las se sentirem úteis à sociedade. Estamos no caminho certo e parabenizo a todos que concluíram essa etapa", discursou.

E o calendário de cursos prossegue com o início das aulas de Horta Comunitária. Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e nas sedes do CRAS Centro e Nova Macuco.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco