Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Secretário: Tatiane Fernandes Lima Bormevet

Equipes participam de Curso de Capacitação em Nova Friburgo

A busca incessante por um aperfeiçoamento profissional em prol da comunidade tem se tornado uma marca da Gestão Municipal Macuquense. Recentemente, esse comprometimento se materializou através da participação das secretárias de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Madalena Bard, e Educação, Claudia Vogas, em um curso de capacitação de relevância incontestável. Realizado no Country Clube de Nova Friburgo, na terça-feira, 29 de agosto, o evento foi chancelado pela renomada instituição Casa da Criança e do Adolescente Vida, Cidadania e Esperança.

Imagem mostra Tatiana Boulevard, Madalena Bard e Marília Leopoldino com o palestrante após o curso em Nova Friburgo

O aprendizado, cujo tema central foi ‘Abuso Sexual de Crianças: Escuta Especializada e Depoimento Especial’, reuniu não somente as secretárias titulares, mas também as assistentes sociais Fernanda Miliosse e Marília Leopoldino, e a psicóloga Tatiana Boulevard, do Desenvolvimento Social, enquanto da Secretaria de Educação a psicopedagoga Sheila Penavilla também marcou presença. A abordagem abrangente e didática foi conduzida brilhantemente pelo experiente psicólogo Antônio Carlos de Oliveira, professor da PUC-RIO e renomado autor de livros e artigos sobre o tema.

Detalhes fundamentais da Lei 13.431/2017 foram elencados sobre modificações promovidas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) há pouco tempo, trazendo artigos e itens que regulamentam a forma como crianças e adolescentes em situação de violência devem ser ouvidos. O intuito é garantir que haja uma entrevista em que sejam abordadas possíveis violações de forma a preservar e proteger as vítimas.

As profissionais que representaram Macuco durante o evento realizado no Country Clube de Nova Friburgo

A secretária Madalena Bard destacou a importância da aprendizagem contínua nesse âmbito. “Vale ressaltar que os procedimentos realizados devem ser em um ambiente acolhedor, garantindo a privacidade das vítimas e testemunhas, devendo resguardá-las de qualquer contato com o suposto agressor, ou que lhe represente ameaça ou constrangimento. Foi um aprendizado oportuno para renovarmos aquilo que conhecíamos”, declarou a assistente social.

Outra que destacou o curso foi a secretária de Educação. “Essa nossa ativa participação nesse curso de capacitação reforça o compromisso inabalável de Macuco com a melhoria constante dos serviços públicos em prol da população. Diante de um tema tão sensível e crucial, a busca por conhecimento aprofundado e atualizado se mostra não apenas louvável, mas indispensável ao bem-estar e proteção de nossas crianças e adolescentes”, definiu Claudia Vogas.