Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Secretário: Tatiane Fernandes Lima Bormevet

Ação do Desenvolvimento Social beneficia centenas de usuários do CRAS

Quarta-feira, dia 20 de dezembro, serviu para antecipar os festejos natalinos da comunidade macuquense, já que as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) – Terezinha Pinheiro Martinelli, no bairro Santos Reis, e Rosângela Gomes Pacheco, no Paraíso – receberam intensa movimentação. Naquele comovente e aconchegante espírito natalino, centenas de famílias foram agraciadas pela iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, cujo compromisso é promover qualidade de vida, elevar a autoestima e preservar a dignidade do ser humano.

As centenas de Cestas Natalinas foram entregues às famílias cadastradas previamente, todas usuárias dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo

Numa ação que conota solidariedade e reforçou esses propósitos, a partir de uma escolha prévia criteriosa das famílias beneficiadas, a equipe de assistência social distribuiu 1.800 Cestas Natalinas, cada uma contendo 17 itens básicos e um frango grande. No CRAS I foram contempladas 1.061 pessoas, enquanto o CRAS II auxiliou 739 macuquenses. Os agraciados, todos eles usuários dos serviços socioassistenciais oferecidos pelo município, foram devidamente incluídos nas listagens a partir do Cadastro Único (CadÚnico), isso após atualização global feita em agosto desse ano.

Embora fosse grande o contingente de beneficiários na fila, a entrega aconteceu rapidamente graças ao sistema organizacional adotado

Como era de se esperar, o clima durante a distribuição foi de ordem, alegria e confraternização, como destacou a secretária Madalena Bard, que explicou que a entrega das cestas obedeceu às regras básicas e seguiu os rigores exigidos pela lei vigente. Segundo ela, dentre os critérios de escolha estiveram, além do CadÚnico em dia, o beneficiário precisava ter como renda máxima 1,5 salário mínimo, correspondente a R$ 1.980 mensais; foi entregue somente uma cesta por residência; servidor municipal e quem reside junto não tiveram direito, pois a Prefeitura fará a entrega do benefício ao funcionalismo; e pessoas não residentes em Macuco também não tiveram direito.

CRAS Teresinha Martinelli ficou repleto de usuários, que aos poucos foram avançando na fila para receber suas Cestas Natalinas

“Esse sentimento de dever cumprido e gratidão nos invade, não só por estarmos próximos dos usuários, mas por fazermos sua dignidade ser respeitada, algo preconizado pela prefeita Michelle Bianchini. Vale ressaltar que as pesquisas foram feitas pelo programa do Dataprev. Através do CPF cruzamos os dados para atuar com exatidão e justiça. Caso haja cestas restantes, estaremos entregando depois, utilizando uma espécie de repescagem com quem tem direito. Creio que todos teremos um fim de ano ainda mais especial”, revelou Madalena expondo seu contentamento.

Felizes com o desenvolvimento do trabalho, que primou pela organização, integrantes do CRAS Rosângela Gomes Pacheco posaram sorridentes para a foto

Nas proximidades do CRAS Rosângela Gomes Pacheco, no Paraíso, a fila também se formou desde o início da manhã

Com o mesmo contentamento, os profissionais que atuaram durante a entrega no CRAS Terezinha Martinelli sentiram a sensação de dever cumprido

A própria secretária Madalena Bard arregaçou as mangas para auxiliar na entrega das muitas Cestas Natalinas à comunidade macuquense