Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Secretário: Tatiane Fernandes Lima Bormevet

Continuam os préstimos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Macuco no sentido de oferecer cursos de capacitação para a população local. Mais uma vez, através da parceria com o SESC (Serviço Social do Comércio), por intermédio do projeto 'Saber Comunitário', as pessoas receberam qualificação, agora com a oferta de ensino para Cuidador de Crianças Especiais.

Aprendizado novamente foi possível graças à parceria com o SESC

Na programação proposta pela instrutora, a enfermeira Marília Rosa Nestor, foram obedecidos diversos critérios técnicos, que tiveram início com uma dinâmica de grupo, cujo objetivo foi demonstrar aos alunos a importância de ousar, sonhar, proteger os sonhos e torná-los realidade. Na sequência, foram abordados temas como saber comunitário, gestão de saúde, cuidados com a criança com deficiência, desenvolvimento motor, estudo de uma gestação de alto risco e o nascimento de uma criança deficiente.

Para dinamizar os trabalhos, o grupo assistiu ao filme 'Forest Gump, o contador de historias', estrelado por Tom Hanks, que gerou amplo debate sobre pontos positivos e negativos da criação do personagem principal e as ações que contribuíram para seu desenvolvimento motor. Os alunos ainda entregaram artigos sobre direitos das crianças com deficiência e acompanharam o relato de um casal sobre a filha deficiente, ofertando experiências sobre conquistas, estímulos e desenvolvimento desta criança.

Outros assuntos abordados no curso foram interação e vínculo dos pais, familiares, cuidadores e escola; dificuldades na alimentação; manobras para desengasgo e retirada da criança de um quadro de sufocamento; posicionamento das crianças na hora de dormir e durante a alimentação; e prestação de socorro emergencial a uma criança ou pessoa em quadro convulsivo. Além disso, um vídeo sobre valorização da amizade foi exibido. Para concluir o conteúdo das aulas, foram apresentados os tópicos sobre estimulação motora e mental nas atividades do dia a dia, entre as quais sobre como se vestir, tomar banho, se alimentar, fazer a higiene pessoal, e participar de atividades lúdicas para oferecer liberdade e autonomia às crianças deficientes.

Durante a entrega dos certificados, os cursistas novamente destacaram a importância das lições e agradeceram ao secretário de Desenvolvimento Social, Luiz Claudio Gomes de Souza, e a coordenadora Jucilea Brito, que mais uma vez estiveram ao lado dos alunos para homenageá-los. "A cada etapa que concluímos é como se renovássemos nossas emoções e esperanças, pois nos sentimos úteis, com a certeza de estarmos contribuindo com nossa gente de forma decisiva", declarou Luizão, tendo suas palavras ratificadas por Jucilea. "Desenvolvimento social é exatamente isso. É estender a mão ao semelhante para que ele cresça por seus próprios esforços e alcance sucesso", disse a servidora.