Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Secretário: Tatiane Fernandes Lima Bormevet

Continuam em alta os trabalhos da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Macuco, através da parceria com o SESC (Serviço Social do Comércio), por intermédio do projeto 'Saber Comunitário', cujo desenvolvimento vem disseminando conhecimento a cada semana e por meio do aprendizado vem aumentando consideravelmente a qualificação e a geração de emprego e renda no município.

Agora foi a vez do Curso de Compostagem caseira formar nova turma, capacitando alunos com a abordagem de temas como meio ambiente, sua proteção e saneamento básico. Nesse contexto, os cursistas receberam aulas sobre a problemática do lixo urbano-industrial, sua classificação e puderam identificar os verdadeiros poluidores do ambiente e quais procedimentos devem ser adotados para resolvê-los.

Tendo como instrutor o profissional Luiz Felippe de Oliveira Moreira, o curso também apresentou o que é denominado de 'três erres': reduzir, reciclar e reaproveitar. Também houve enfoques sobre coleta seletiva, assunto muito comentado na atualidade, e que é tido como uma das soluções para a proteção do meio ambiente.

Ainda foram repassadas noções sobre a compostagem caseira propriamente dita, deixando evidente o que realmente isso significa, e foram exibidos vídeos sobre esse tema. Por fim, a turma conheceu na prática a criação de uma 'composteira doméstica', confeccionada com folhas secas, restos de cascas de legumes, frutas e verduras – doados por comerciantes locais – e com capacidade de armazenamento de 50 litros.

"Unindo teoria à prática, fizemos uma saída de campo ao Horto Florestal de Santa Maria Madalena, que nos possibilitou visualizar e entender melhor o processo de decomposição da matéria orgânica na natureza. Além disso, conhecemos espécies da nossa Mata Atlântica e sua forma de propagação, o que facilitou o aprendizado", relatou o instrutor Luiz Felippe.

No encerramento do curso, a servidora Jucilea Brito, coordenadora da parceria com o SESC em Macuco, participou ativamente do processo. Ela enalteceu o apoio e dedicação do secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Luizão Souza, e mais uma vez falou sobre a importância desse trabalho. "Nosso intuito é levar conhecimento de forma simples, mas objetiva. Isso contribui para uma melhoria da qualidade de vida de nossa população", disse ela.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco