Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Secretário: Tatiane Fernandes Lima Bormevet

Com o intuito de desenvolver ações de prevenção à violência doméstica e suas consequências contra crianças e adolescentes, além de contribuir para o fortalecimento da rede de proteção e promoção da Cultura da Paz no Estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Macuco abraçou o Projeto Viva Paz, que será implantado no município na próxima sexta-feira, dia 6 de novembro, com um evento que promete mobilizar toda comunidade local.

Para marcar a criação do projeto em grande estilo, numa parceria especial com a Casa da Criança e do Adolescente de Nova Friburgo, a equipe de assistência social da Administração Municipal de Macuco irá realizar a 'Caminhada da Paz', que acontece também na próxima sexta-feira, 6, às 9 horas, com concentração na entrada do bairro Volta do Umbigo, de onde os participantes sairão em passeata pelas principais ruas da cidade repassando mensagens de conscientização sobre a paz no ambiente doméstico.

A Casa da Criança e do Adolescente, sob patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, dissemina o Projeto Viva Paz. A ação a ser realizada em Macuco acontecerá paralelamente em outros 21 municípios, sendo nove na Região Serrana, coordenados pelo núcleo de Nova Friburgo. O secretário de Desenvolvimento Social de Macuco, Luiz Claudio Gomes de Souza, diz que o 'Viva Paz' vem romper a cultura de violência existente na sociedade, propagando a proposta da cultura de paz, baseada na tolerância, respeito mútuo, garantia dos direitos fundamentais e amor ao próximo. "Vamos dar um basta na violência existente, em especial a que atinge crianças e adolescentes. Conclamo toda população a levantar essa bandeira e vir para as ruas conosco no dia 6 de novembro", convoca Luizão.

Parceira no projeto, a Petrobras, maior empresa brasileira, investe na área social com responsabilidade, compromisso e transparência, o que se traduz em investimentos. Para democratizar o acesso a esses recursos, criou o Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, que além de projetos que incentivam a geração de renda e oportunidade de trabalho, dá especial atenção à educação para a qualificação profissional e garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Uma das estratégias coorporativas da Petrobras é valorizar a diversidade humana e cultural nas relações com pessoas e instituições, garantindo os princípios do respeito às diferenças, da não discriminação e da igualdade de oportunidades.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco