Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretário: Tatiane Fernandes Lima Bormevet

 
 
 

Evento fortalece conselhos e boas práticas em benefícios dessa população

No dia 1º de abril, o município de Macuco marcou presença no Encontro Regional sobre Políticas Públicas para Pessoas Idosas, realizado no Centro Cultural Professora Amélia Thomaz, em Cantagalo. A iniciativa reuniu autoridades e especialistas da Região Serrana em debates, palestras e workshops voltados ao fortalecimento dos Conselhos da Pessoa Idosa e à implementação de boas práticas para Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) e centros de convivência.

Ao final do primeiro dia de programação, os participantes receberam um certificado atentando a participação nos debates

Representando a ‘Capital Estadual do Leite’, participaram do evento as secretárias municipais Tatiane Bormevet, de Desenvolvimento Social, e Margareth Anselmo, de Envelhecimento Saudável. A presença delas permitiu a troca de experiências com gestores e especialistas, além do debate sobre desafios e avanços na formulação de políticas públicas voltadas ao bem-estar da população idosa.

A programação contou com momentos de destaque, como a palestra ‘Atribuições dos Conselhos na Fiscalização das ILPIs’, que abordou o papel fundamental dessas entidades na garantia da qualidade dos serviços prestados. Outro ponto alto foi o workshop ‘Projeto Qualidade’, cujo tema ‘Trabalho com Grupo de Pessoas Idosas em Centros de Convivência, Centro-dia e ILPIs’ fomentou um amplo debate entre os participantes sobre estratégias de inclusão e cuidado.

Bom público acompanhando a programação no Centro Cultural Professora Amélia Thomaz, em Cantagalo

O evento contou ainda com a presença da prefeita de Cantagalo, Emanuela Teixeira; do vice-prefeito Júlio Carvalho; da secretária de Assistência Social, Letícia Reis; além de representantes da Secretaria de Estado da Juventude e Envelhecimento Saudável (SEIJES), do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDEPI) e do Ministério Público. Segundo especialistas do setor, essa série de reuniões – que prossegue nesta quarta-feira, dia 2 de abril – reforça a importância do planejamento conjunto e a cooperação entre os municípios na construção de políticas eficazes para o envelhecimento digno e ativo dessa população específica.

Texto: Ricardo Vieira

Fotos: Divulgação