Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretário: Tatiane Fernandes Lima Bormevet

 
 
 

 

Próxima do momento mais importante de sua vida, quando é chegada a hora de exercer o papel de mãe, tudo que uma gestante deseja é tranquilidade, assistência e apoio de pessoas próximas que a auxiliem de forma simples e objetiva a lidar com a mais nobre das tarefas de uma mulher.

Em Macuco, sob coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, o projeto 'Laço de Fita' auxilia inúmeras gestantes com um trabalho de conscientização e aporte humanitário. Supervisionado pelas assistentes sociais Claudia Bonan e Fernanda Meliosse, que contam ainda com o apoio das facilitadoras de oficina Sônia Faria e Fernanda Concencio, o programa é desenvolvido duas vezes por mês, através de encontros realizados na sede do CRAS do bairro Nova Macuco.

As reuniões acontecem sempre às terças-feiras, das 9h30min às 11h30min, e as futuras mamães recebem informações detalhadas sobre gestação e cuidados com o bebê. Segundo Claudia Bonan, essa ação possibilita uma excelente troca de experiências entre as gestantes e tem como intuito fortalecer o vínculo entre mãe e bebê.

As profissionais ministram palestras sobre diversos assuntos de interesse das participantes, desenvolvem dinâmicas de grupo e preparam atividades que propiciem o fortalecimento do vínculo familiar. Também são abordadas orientações sócio-educativas enfatizando temas como cuidar do bebê e ter uma gestação saudável dentro dos padrões de saúde que uma gestante necessita.

Ao completarem oito meses de gestação, as grávidas que integram o projeto são contempladas com o Kit Bebê, composto de gêneros de necessidades básicas para a manutenção da higiene dos bebês. "As gestantes interessadas em participar podem entrar em contato conosco nas duas unidades do CRAS do município", explica a assistente social Claudia Bonan.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco