Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretário: Tatiane Fernandes Lima Bormevet

 
 
 

Na última sexta-feira, 13, o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Macuco, Luiz Claudio Gomes de Souza, representou o município durante o V Encontro de Secretários de Trabalho do Estado do Rio de Janeiro, realizado no Teatro Celso Peçanha, na cidade de Três Rios, Região Centro-Sul Fluminense.

 

Reunindo dirigentes de todas as regiões e sob o tema 'Os Desafios e Oportunidades da Economia Solidária no Estado do Rio de Janeiro', o intuito do encontro foi debater as políticas públicas de trabalho e renda que estão sendo implantadas em todo território fluminense. Participaram representantes de 64 municípios, entre prefeitos, deputados secretários e diretores.

O evento recebeu o secretário de Estado de Trabalho e Renda, Arolde de Oliveira; deputado federal Celso Jacob; subsecretário estadual de Atendimento ao Trabalhador e Relações Trabalhistas, Paulo César Vieira; subsecretário estadual de Qualificação Profissional, Paulo Novaes; vice-prefeito de Três Rios, José Ricardo; e secretário de Indústria, Comércio e Trabalho de Três Rios, Júlio Rezende.

Em seu discurso, o secretário Arolde de Oliveira destacou a importância da reunião. "Hoje é um dia bastante significativo para nossa secretaria, pois estamos presenciando um encontro onde o foco é discutir temas inerentes ao desenvolvimento de forma abrangente e inclusiva, o que nos dá a certeza de estar trabalhando de forma acertada. Quero agradecer ao prefeito Vinicius Farah, toda sua equipe e demais participantes pela receptividade que nos foi destinada", disse.

Uma das palestras, intitulada 'Políticas Públicas de Economia Solidária no Estado do Rio de Janeiro', ministrada pelo deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar de Economia Solidária da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ), Waldeck Carneiro, prendeu a atenção dos presentes pela forma clara e objetiva com as quais os temas foram abordados.

Outras duas palestras bastante esclarecedoras foram feitas pelo professor Mauro Osório, da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), cujo tema foi 'Uma agenda para o Rio de Janeiro: Estratégias e Políticas para o Desenvolvimento Socioeconômico', e pelo secretário de Indústria e Comércio de Três Rios, Júlio Rezende, que apresentou o tema 'Cidade Empreendedora'.

Após o encontro, o secretário de Macuco reconheceu que vivenciou um dia de trabalho muito produtivo. "Tudo que diz respeito à evolução para a área de trabalho, que possa culminar com o aumento da geração de emprego e renda e, como consequência, contribua para abrandar as desigualdades sociais são sempre muito importantes. Apesar da crise, creio que saímos daqui mais otimistas quanto ao panorama para o futuro", declarou Luizão Souza. 

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco