Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Secretário: Tatiane Fernandes Lima Bormevet

Repassar aprendizado parece ser uma das principais missões da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Macuco. Com os cursos de capacitação realizados em parceria com o SESC (Serviço Social do Comércio), através do projeto 'Saber Comunitário', a equipe de Luiz Claudio Gomes de Souza, titular da pasta, foge do velho conceito clientelista e avança na promoção de novos conhecimentos, aumentando as oportunidades para os macuquenses ganharem qualidade de vida.

Agora foi a vez do Curso de Formação de Agentes Sócio-Ambientais, que abordou o meio ambiente e seus elementos físicos, vivos e culturais, incluindo a maneira como tais elementos são tratados pela sociedade e como as atividades humanas interferem na natureza. Também foram levantados temas como escassez de água; efeito estufa; degradação ambiental; extinção de espécies; proteção ambiental; saneamento básico; aumento da temperatura do planeta; destruição de florestas tropicais; conceitos de sustentabilidade (econômico, ambiental e social); desafios do desenvolvimento sustentável; e necessidade de incentivo às políticas públicas de educação ambiental.

Com auxílio de imagens de satélite e troca de informações com a população, os alunos conheceram melhor o território de Macuco para entender o processo de desenvolvimento local e suas dimensões econômicas, culturais, políticas, ambientais e éticas. Com isso, formaram um diagnóstico social para saber como realizar o mapeamento comunitário, identificando as potencialidades e necessidades locais.

Vídeos de conscientização enriqueceram ainda mais as aulas, esquentando o debate sobre o papel do agente Sócio-Ambiental no trato com o modo de vida urbana sustentável, fazendo relação com a realidade local. "Os alunos demonstraram muito interesse e citaram exemplos como construções sustentáveis, captação de água das chuvas, mobiliários feitos com materiais reaproveitados, como garrafas pet e pneus. Também fizemos uma dinâmica de grupo bastante proveitosa", declarou o instrutor do curso, Luiz Felippe de Oliveira Moreira.

Para finalizar, os alunos expressaram seu sentimento quanto ao aprendizado e foram presenteados com uma muda de Ipê Amarelo, que segundo o instrutor Luiz Felippe foi um presente destinado ao próprio meio ambiente. "Em comum acordo, optamos por plantar esta muda no bairro Nova Macuco, próximo ao CRAS, na margem do Rio Macuco. Alguns alunos aproveitaram esta oportunidade para demonstrar seus conhecimentos e habilidades no manuseio de ferramentas, o que fizeram com extrema desenvoltura", emendou o instrutor.

No momento da entrega das declarações de participação, a coordenadora Jucilea Brito novamente se mostrou agradecida aos parceiros que vêm possibilitando a realização dos cursos e declarou que mais uma etapa foi cumprida pela Administração Municipal. "Em nome do secretário Luizão Souza e do prefeito Félix Lengruber, parabenizo todos vocês pela dedicação e força de vontade. A partir de agora vocês contam com mais uma gama de conhecimentos e poderão aplicá-los no dia a dia de nossa comunidade, no crescimento de nosso município e, também, é claro, abrindo novas portas para encontrar sucesso profissional", disse Jucilea.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco