Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos

Prefeitura Municipal de Macuco

Secretário: Tatiane Fernandes Lima Bormevet

 
 
 

A Prefeitura de Macuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, inaugurou na tarde da última sexta-feira, dia 29 de setembro, a nova sede do I Centro de Referência de Assistência Social - CRAS I, que funcionava no Centro Comunitário de Múltiplo Uso.


O evento, ocorrido no novo prédio do CRAS I, localizado na Rua Prof.ª Adilva Figueiredo Costa, s/n, bairro Santos Reis, é mais uma entrega de espaço público aos munícipes feita pela atual gestão. Contou com a presença de autoridades, funcionários, moradores da comunidade local e dos demais bairros.

Na ocasião, o Professor de Dança Anderson Domingos apresentou-se com o grupo de crianças inscritas nos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, demonstrando a importância de um espaço para desenvolver os serviços e atender as famílias. O presidente da Câmara Municipal, Carlos Alberto e o Secretário de Obras Frederico Saporette parabenizaram o Prefeito e a Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, pelo empenho em transformar um espaço que estava desativado em uma sede estruturada para o CRAS I. O Secretário de Obras agradeceu a dedicação de sua equipe que foi incansável na reforma da sede.

Em prosseguimento no evento, a anfitriã, Claudia Bonan - Secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos agradeceu o apoio do Prefeito e Secretários e declarou-se orgulhosa de atuar numa gestão que respeita a Política Pública de Assistência Social, e que dá autonomia da equipe técnica para atuar com igualdade, garantindo os direitos dos cidadãos, informando-os e conhecendo a realidade de cada família.

Informou ainda, que o novo espaço será palco de eventos e atividades que irão contribuir para o enfretamento das dificuldades das famílias referenciadas no CRAS I. Agradeceu, a dedicação de toda sua equipe e informou a população que é fundamental a presença das famílias no CRAS. Parabenizou o Prefeito pela escolha do nome do CRAS I em homenagem a Dona Terezinha Pinheiro Martinelli, cidadã ilustre, exemplo de vida e de permanente amor a esta terra, e convidou seu filho Pastor Anélio, para que fizesse uso da palavra em nome toda família.

O momento foi marcado por muita emoção, e o Pastor revelou desconhecer um cidadão macuquense que não tivesse uma história para contar sobre Dona Terezinha. Agradeceu a homenagem e afirmou que foi muito propicia a homenagem já que sua mãe tratava a todos com amor, sem fazer diferença de raça, etnia, gênero ou condição social, pois seu lado humano e solidário sempre estiveram presentes durante sua vida.

O CRAS I, contava com apenas com duas salas, e esta nova sede conta com uma estrutura mais ampla e adequada para melhor atender as famílias de 6 (seis) bairros de Macuco (Santos Reis, Reta, Centro, Dr. Chiquito, Maravilha e Barreira). Após a reforma o antigo Refeitório Municipal desativado, foi transformado em um salão para encontros, aulas e palestras, recepção, 1 sala de coordenação e reunião de equipe, 2 (duas) salas de atendimento individual, garantindo a privacidade dos atendimentos, 01 (uma) sala de almoxarifado, 1 cozinha industrial para o desenvolvimento de oficinas, 01 dispensa, área externa, 01 banheiro feminino e outro masculino equipado e com acessibilidade para idosos e pessoas com deficiências.

O CRAS I Terezinha Pinheiro Martinelli é um equipamento social que tem capacidade para atender 2.500 famílias, é a porta de entrada da Assistência Social. Um local público, localizado estrategicamente em área de vulnerabilidades sociais, onde são ofertados os serviços de Assistência Sociais, como Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e do Governo do Estado, Bolsa Família, Benefícios de Prestação Continuada, cadastros para ID Jovem, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, Aposentadoria para pessoas de baixa renda, Telefone Popular, Isenção de Taxas em concursos públicos, e demais benefícios sociais que podem ser acessados, através da assistência social.

Por: ASCOM Macuco