Departamento de Cultura

Prefeitura Municipal de Macuco

Diretora de Departamento: Micaelle Neves Carvel Mattos

 
 
 

Na segunda-feira, 11, foi realizado, em Trajano de Moraes, um novo encontro do Fórum Serrano de Gestores de Cultura. Além dos anfitriões, também participaram ativistas culturais de Macuco, Cantagalo, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo e Santa Maria Madalena.

Durante a roda de debates, ficou acertado que as reuniões voltarão a acontecer periodicamente, sendo realizadas mensalmente com o envolvimento de todos os municípios que compõem o fórum. Além disso, também ficou definido que numa próxima oportunidade a pauta versará sobre as Conferências Municipais, mesmo sem a definição oficial do Ministério da Cultura sobre a convocação das mesmas.

Leis de cunho municipal que fomentem as mais diversas vertentes culturais também foram abordadas nas discussões. O vice-presidente do Conselho de Cachoeiras de Macacu sugeriu que os municípios integrantes do fórum garantam a participação periódica nas reuniões, como já vem sendo feito desde 2013 em sua cidade. Contudo, não houve consenso no grupo quanto ao tema e ficou acordado que os conselheiros serão convidados para encontros específicos, com pautas pertinentes.

Diretora do Departamento de Cultura de Macuco, Vera Lúcia Tiberto Martins teve atuação marcante no encontro, interagindo com os companheiros e demonstrando que os macuquenses querem ter voz ativa no que tange à cultura. Na ocasião, ela se fez acompanhar pelo assessor da Secretaria de Educação, André Coelho, que também ofertou sua parcela de contribuição falando em nome de seu segmento.

O próximo encontro será no dia 15 de junho, em local a ser definido. Porém, duas das cidades interessadas em sediar o evento já se manifestaram. Carmo e Sumidouro se disponibilizaram e a decisão deve sair nos próximos dias. "É realmente fundamental que os gestores de cultura se unam e se fortaleçam. A cultura precisa cada vez mais estar inserida no dia a dia da sociedade", defendeu Vera Lúcia.

Por: ASCOM Macuco