Em todos os eventos importantes Macuco reserva espaço para seus artesãos
Comemorado em 19 de março – numa alusão a São José, pai de Jesus Cristo, padroeiro da categoria e grande artífice dos trabalhos manuais – o Dia do Artesão é relembrado hoje pelo Departamento de Cultura de Macuco, que desenvolve um trabalho especial com seus artesãos, grandes expoentes do segmento cultural em termos regionais.
Trabalhos feitos em pano, como bonecas e enfeites domésticos se destacam
Segundo a história, artesãos são artistas que expõem sua arte ou ofício através do talento e da habilidade manual e são capazes de confeccionar peças originais, quase sempre exclusivas e diversificadas em tecido, bambu, cera, cerâmica, palha, madeira, ferro e alumínio, entre outros materiais, e que exercem grande fascínio cultural.
Arte em madeira sempre teve lugar cativo no artesanato da cidade de Macuco
Ferrenha defensora do setor, a diretora de Cultura Deginar Boquimpani conta que o artesanato está intimamente ligado à história de Macuco e que o prefeito Bruno Boaretto determina que as ações acompanhem o progresso sociocultural e turístico da cidade. “Por causa da pandemia, paralisamos temporariamente alguns projetos, que serão retomados com atividades interligadas ao turismo rural”, esclarece Naná em tom otimista.
Outro segmento que cresceu e se popularizou muito foi o de massas caseiras
Doces de todos os tipos também figuram na arte do artesanato macuquense
Mais uma das talentosas artífices do artesanato de Macuco no setor doceiro
Falar de talento manual é relembrar das tortas deliciosas da Dona Maria Cuco
Capricho e qualidade sempre foram marcas registradas do artesanato local
Texto: Ricardo Vieira
Fotos: Arquivo Municipal