Departamento de Cultura

Prefeitura Municipal de Macuco

Diretora de Departamento: Micaelle Neves Carvel Mattos

 
 
 

 

Considerada forte pela diversidade, a Cultura de Macuco é tratada como prioridade pela administração local. O prefeito Félix Lengruber diz que as manifestações culturais estão no DNA do macuquense. Com isso, o tema ganha cada vez mais espaço e encontros recentes confirmam a revolução que promete uma evolução significativa já nos próximos meses.


Vislumbrando novas ações para o setor, na terça-feira, 2, no Macuco Rural Park, acompanhado da diretora de Cultura, Vera Lúcia Tiberto; do diretor de Turismo, Roberto Lattanzi; do secretário de Administração, Affonso Azevedo; e de artistas da cidade, o prefeito recebeu duas integrantes da Secretaria de Estado de Cultura. Marilda 'Sassá' Samico, coordenadora de Artes Cênicas da Superintendência de Artes, e Renata Costa, coordenadora de Projetos Especiais da Superintendência da Leitura e do Conhecimento, foram portadoras de excelentes notícias para Macuco.



Solícitas e atenciosas, as profissionais da administração fluminense confirmaram que Macuco será contemplado com 1.000 livros novos para integrar o acervo da Biblioteca Municipal. Além disso, o município também será agraciado com 47 caixas contendo livros da Editora Record; receberá todo mobiliário para a biblioteca, incluindo mesas, cadeiras e computadores; e ainda está incluído na licitação estadual que entregará equipamentos de audiovisual e iluminação cênica para fomentar oficinas de cinema e teatro. "Um salto gigantesco para fortalecer nossa cultura. Somos gratos à secretária de Estado da Cultura pela parceria", declarou Félix.



Outras solicitações foram feitas pelo prefeito, como o apoio às festividades de São João, considerada uma das maiores do estado; manutenção e ampliação do folclore das Folias de Reis; valorização e investimentos para a Festa da Consciência Negra; e intervenção estadual para viabilizar parcerias capazes de auxiliar, através da Lei Rouanet, os eventos 'Macuco Solidário' e Aniversário da Cidade.



Sobre a construção da nova Biblioteca Municipal, na antiga escola da Barreira, Félix Lengruber deixou o encontro otimista. Além do mobiliário, o Governo do Estado acena com apoio para criação de espaços de arte para abrigar trabalhos de Nilton Batista e Honório Peçanha, dois ícones das artes macuquenses.


No que tange à 1ª Caravana Fluminense de Teatro & Literatura, outro tema do encontro, o projeto visa apresentações artísticas no interior, numa estratégia de interação das artes com a população. A proposta é reunir espetáculos, debates e palestras num só evento. "Esse entrosamento entre estado e município é bem-vindo, fundamental e a presença do prefeito ratifica a valorização da nossa cultura. Vamos trabalhar para que a caravana chegue a Macuco", confirmou Vera Lúcia, diretora de Cultura.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco