Departamento de Cultura

Diretora de Departamento: Micaelle Neves Carvel Mattos

O Departamento de Cultura de Macuco, comandado por Vera Lúcia Tiberto, conseguiu, com o apoio de artistas e figurantes locais, capitaneados pelo também macuquense ator e escritor Alexandre Falcão, emocionar o público que compareceu à Festa de São João Batista, padroeiro da cidade, na última terça-feira, 23, ao apresentar, em praça pública, o Auto de São João Batista.

Mesmo com a escassez de tempo para promover os ensaios, já que a decisão de exibir o trabalho se deu no último instante, pouco antes do fechamento da programação oficial dos festejos, os artistas amadores surpreenderam e conquistaram a simpatia e muitos aplausos dos expectadores, isso graças à disciplina e empenho da cada um, como conta o próprio coordenador.

“Além do apoio inconteste do prefeito Félix Lengruber, da mobilização da diretora Lucinha e da infraestrutura preparada pela administração municipal, os novos atores e atrizes foram fantásticos, desempenhando seus papéis de forma impecável e contribuindo para esse sucesso excepcional”, disse Falcão.
Subdividido em atos, cada um representado num determinado ponto das praças Professor João Brasil e Nilo Peçanha, o que mais chamou a atenção foi que o público não perdeu uma cena sequer, acompanhando às passagens bíblicas desde o nascimento de João Batista, passando pelo batizado de Jesus Cristo e culminando com o julgamento, morte e decapitação daquele que é considerado um dos maiores profetas da era cristã e padroeiro do município de Macuco.
Ao fim do espetáculo, a diretora de Cultura local, Vera Lúcia Tiberto, dividiu o êxito com os integrantes da dramatização e com o prefeito Félix Lengruber. “Contamos com um administrador que é sensível às causas culturais. Assim pudemos realizar esse sonho e tenho certeza que as ações culturais permanecerão vivas, assim como essa apresentação teatral de hoje”, declarou Lucinha.

Durante o show em Macuco, sua exibição comprovou que os organizadores da festa do padroeiro, considerado o maior São João do interior fluminense, acertaram em cheio, pois o público cantou, se divertiu e dançou de verdade ao som do jovem nome da música popular, que após a apresentação não poupou elogios aos fãs macuquenses. “Foram muito carinhosos e receptivos comigo. Espero que tenha conseguido retribuir tudo com minha música”, falou Bira.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco