Departamento de Cultura

Diretora de Departamento: Micaelle Neves Carvel Mattos

Evento do Movimento Negro de Macuco teve palestras, arte e música

Noite especial para os macuquenses. Na quarta-feira, 29 de novembro, o Movimento Negro de Macuco protagonizou um evento marcante, repleto de significado e emoção, para celebrar e valorizar história e cultura da Raça Negra. A iniciativa, que integra as atividades do mês da Consciência Negra, contou com o apoio fundamental da prefeita Michelle Bianchini, além da participação ativa de Edvando Oliveira, diretor do Centro Municipal de Saúde, e Deginar Boquimpani, diretora de Turismo.

Presidente do Movimento Negro, Marília Leopoldina se pronuncia ao lado da prefeita Michele Bianchini de Renato Gripp e da secretária Margareth Anselmo

A bem-sucedida solenidade teve como ponto alto uma palestra cativante ministrada pelo renomado psicanalista Renato Gripp. Sua abordagem detalhada sobre o tema prendeu a atenção de todos os presentes. Outro destaque foi a participação da psicopedagoga Margareth Anselmo, atual secretária de Envelhecimento Saudável, que encantou a plateia ao compartilhar a fascinante história da Boneca ABAYOMI.

Palestra do psicanalista Renato Gripp foi bastante interessante e abordou temas cruciais a respeito da Consciência Negra

Diversidade cultural também marcou presença com a vibrante Roda de Capoeira liderada pelo Mestre Kiko e seus discípulos. A ‘trancista braids’ Maria Betânia Oliveira contribuiu com uma Oficina de Trança, enaltecendo a beleza e a ancestralidade dos penteados afro. O encerramento da noite foi embalado pelos ritmos envolventes de Jorginho Swing Livre, proporcionando um momento de descontração e celebração.

Juntamente com a plateia, a prefeita Michele Bianchini acompanhou atenta a palestra de Renato Gripp

Destaque especial para a mobilização incansável de Marília Leopoldino, presidente do Movimento Negro de Macuco, que ao lado da dedicada equipe, formada por Roseli Ferreira, Andreia Lima, Leandra Pereira e Arleci Poubel, garantiu não apenas o sucesso do evento, mas também a excelência na organização.

Michele Bianchini fez questão de dar boas-vindas ao palestrante Renato Gripp antes do início de sua palestra

“Uma noite que ficará marcada na memória da comunidade macuquense como um tributo à riqueza da história e cultura da Raça Negra”, declarou a prefeita Michelle Bianchini, que foi aplaudida por arriscar uns passos na roda de capoeira.

Ativista do Movimento Negro, Margareth Anselmo mais uma vez fez uma ótima palestra falando a respeito da boneca Abayomi

Depois da palestra, Margareth Anselmo mostrou, na prática, como é desenvolvido o trabalho com a boneca

Autoridades, palestrantes e personalidades do município de Macuco participaram juntas do evento exaltando a Raça Negra

Roda de Capoeira foi mais uma das atrações mais aplaudidas do evento que marcou a Consciência Negra