Departamento de Cultura

Diretora de Departamento: Micaelle Neves Carvel Mattos

Nesta quinta-feira, 5, é comemorado no Brasil o Dia Nacional da Cultura. A data foi criada em 15 de maio de 1970, pela Lei nº 5.579, e faz uma homenagem ao jornalista, político, jurista e intelectual Rui Barbosa. Seguindo seu exemplo, constatamos que a cultura brasileira é tão rica e diversa que não se pode falar dela em apenas um dia. Apesar disso, hoje se festeja as manifestações culturais de norte a sul e de leste a oeste do território brasileiro.

Considerado um município rico quanto à valorização da cultura regional em suas mais variadas formas, Macuco vem contribuindo para o fortalecimento das mais diversificadas manifestações culturais, cujos personagens encontram no Departamento de Cultura da Administração Municipal o parceiro ideal para difundir mensagens que alcancem as gerações atuais e sejam reconhecidas pelos futuros ativistas macuquenses.

Dizendo-se entusiasta do tema e confessando ser um apaixonado por tudo o que envolve o setor, o prefeito Félix Lengruber lembrou com carinho do Dia da Cultura, dizendo se orgulhar em poder contribuir com os baluartes da cultura local. Segundo ele, são muitas as frentes de atuação da Prefeitura de Macuco visando fomentar todas as formas de cultura e folclore. "É inquestionável a riqueza cultural de nossa gente. E não hesito afirmar que avançamos ainda mais nesses dois anos e meio. Mas é preciso avançar muito mais", afirma Lengruber.

A mobilização do Departamento de Cultura de Macuco ratifica a força dos eventos responsáveis por atrair visitantes de todo estado. O Festival de Folias de Reis, um dos melhores do interior fluminense, reúne anualmente dezenas de agremiações e milhares de pessoas no centro da cidade. Trata-se de uma gigantesca louvação aos Santos Reis e da comprovação de que o ofício continua sendo repassado de geração em geração. Além de organizar esse festejo, a Prefeitura contribuiu com os grupos locais integralmente na aquisição de uniformes, instrumentos e no transporte para a participação em eventos. Além disso, Macuco possui um Ponto de Cultura específico que dá todo suporte a essa manifestação folclórica.

Outra entidade parceira na área cultural é a Sociedade Musical São João Batista, cujo trabalho é reconhecido através da presença de seus músicos nos principais eventos da cidade, como Festa do Padroeiro, Dia da Independência e Aniversário do Município, entre outros. A instituição conta com uma Escolinha de Música forte graças ao apoio da Administração Municipal. Com esse aporte, a entidade abriga e forma os jovens talentos da canção instrumental, mostrando que o futuro da banda local está sendo preparado com zelo e responsabilidade. "Nossa banda é o orgulho de nossa população", diz Félix.

Recentemente, novos investimentos e ações têm sido viabilizados pelo Departamento de Cultura com o objetivo de aumentar ainda mais a qualidade dos eventos culturais em Macuco. Seguindo determinação do próprio prefeito, a diretora de Cultura, Vera Lúcia Tiberto, vem coordenando uma série de projetos dedicados às oficinas de teatro, festivais de poesia, grupos de dança e folclore e muitas outras manifestações, como ela mesmo conta. "Estamos trabalhando pelo crescimento do setor e o prefeito tem nos ofertado todo apoio possível", reconheceu.

Félix Lengruber, por sinal, mesmo à distância, cuidando de parcerias para o município na capital fluminense, se congratulou com os militantes da cultura pelo seu dia. "A cultura é a alma de um povo e como tal deve ser valorizada e fortalecida. Neste Dia Nacional da Cultura, quero homenagear todos aqueles fazedores de cultura de nossa querida Macuco. Parabéns a todos pela contribuição", afirmou o prefeito.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco