Departamento de Cultura

Diretora de Departamento: Micaelle Neves Carvel Mattos

As canções, os instrumentos e a perpetuação da cultura folclórica invadiram pela quadragésima quinta vez as ruas de Macuco! A Prefeitura Municipal , através do Departamento de Cultura realizou nos dias 27 e 28 de Fevereiro o 45º Festival de Folia de Reis na município.

Brancos, verdes, amarelos, vermelhos ou azuis. Pouco importa a profusão de cores dos uniformes, o que conta é a disseminação de devoção, tradição e cultura, que são repassadas de pai para filho, de geração em geração.
O Departamento de Cultura confirmou que 40 Folias de Reis, de diversas regiões fluminenses e até de outros estados, marcaram presença na festividade. Com cores, estilos e batidas diferentes, elas comprovaram a diversidade do folclore popular e valorizaram a cultura regional com a versatilidade e o talento de sanfoneiros, ritmistas e cantores das louvações aos Três Reis Magos.
Sem o palhaço, não há alegria. E os palhaços são personagens cercados de obrigações e regras. Eles devem permanecer fora das casas e presépios até o momento de sua apresentação e, por vezes, é perigoso tocar suas vestes ou máscara. O motivo de tanto cuidado com esses personagens misteriosos está nos significados a eles atribuídos. Algumas interpretações os relacionam com o diabo, com o rei Herodes ou seus soldados, que saíram em perseguição para matar o Menino Jesus. A brincadeira do palhaço é, no entanto, o momento potencial de descontração, bom humor e poesia.
“O evento cumpriu seu objetivo, todas as folias se apresentaram impecavelmente e abrilhantaram o Festival de Folia de Reis em nosso Município. Nós da equipe do Departamento de Cultura ficamos felizes em contribuir com essa manifestação cultural milenar”, declarou a Diretora de Cultura, Naná Boquimpani.
A Prefeitura de Macuco por meio do Departamento de Cultura, realizou uma homenagem ao ilustre macuquense João Ferreira o Sr. Nico como é conhecido por todos, homem honrado, que é referente quando o assunto se trata de cultura. A ação teve o intuito de parabenizá-lo pelos 60 anos da Folia Estrela da Luz do dia que o mesmo é mestre, e por sempre lutar para manter a cultura do município viva , onde recebeu uma placa e um troféu, das mãos do Prefeito Bruno Boaretto, e da vice prefeita Michele Bianchinni.
“Sentimos um orgulho imenso em ter essa " cultura viva " em nossa cidade. O Sr. Nico é nossa referência, é uma pessoa muito atuante, que nos auxilia em tudo. Ficamos muito felizes em saber que ele recebeu esse grande reconhecimento. Para nós é um orgulho poder compartilhar esse momento com uma pessoa que sempre lutou pelo Festival de Folia de Reis, pelo Carnaval dentre outros eventos culturais. Foi um reconhecimento muito merecido e que, com toda certeza, é uma honra para a história da nossa cidade”, afirmou o Prefeito Bruno Boaretto, que estava acompanhado da primeira-dama, Andréia Boaretto.
Estiveram presentes folias vindas do estado do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Todas as folias receberam uma ajuda de custo e alimentação para os foliões e acompanhantes. O prefeito Bruno acompanhou de perto todas as apresentações.

Por: ASCOM Macuco