Departamento de Cultura

Diretora de Departamento: Micaelle Neves Carvel Mattos

A secretaria de Cultura realizou, em Macuco no dia 30 de setembro, o 1° Festival de Poesias nas escolas, com o apoio da secretaria de Educação. O festival reuniu estudantes do município divididos em duas categorias: do 5° ao 7° ano do ensino fundamental, do 8° a 3ª série do ensino médio, que concorreram à classificação para participarem do festival intermunicipal. Este vai acontecer em 24 de outubro em Santa Maria Madalena com a participação de outros 27 municípios, organizado pela secretaria de Estado de Cultura.

Na primeira categoria foi escolhida a poesia “Sonho de Menino”, do aluno Klawan Ribeiro, da Escola Municipal Professor David Coelho dos Santos e na segunda a poesia “Vida” da aluna Joyce Emerich Marotti, do Balão Mágico. De acordo com a subsecretária de Cultura Vera Lucia Tiberto, os juízes levaram em consideração os critérios de criatividade, coerência, obediência ao tema, ritmo, cadência e interpretação para analisarem as poesias participantes.

- O festival foi excelente, ele foi idealizado pelo escritor Carlos Henrique Muniz de Castro e ficamos muito contentes com o resultado. Quero agradecer as escolas, a comissão organizadora, a secretaria de Educação, a equipe da Cultura, a Câmara e a Biblioteca Municipal – disse Vera Lucia.

Todos os alunos ganharam um kit com livros. Ainda aconteceram apresentações musicais, de poesias de escritores e professores do município e do projeto “Mãos que falam”, em libras, a língua brasileira de sinais, do professor Israel Cardoso. Esteve presente também a secretária de Cultura Catarina Fellows.

Texto: Flavia Guerini

Fotos: Solange Motta