Comungando dos mesmos pensamentos e ideais apregoados pelo prefeito Félix Lengruber, integrantes da Secretaria de Educação de Macuco, aliados aos profissionais da cidade que atuam no setor e entusiastas do tema, continuam demonstrando empenho em busca de programas e ações educacionais que atendam plenamente aos anseios dos macuquenses e fortaleçam o aprendizado dentro e fora da sala de aula.

Seguindo esses preceitos, o objetivo da secretária Kellen Lengruber é fomentar o segmento, como ficou evidenciado na quarta-feira passada, 3, quando foi realizado, na sede do Poder Legislativo, o I Fórum Municipal de Educação de Macuco, que apresentou e debateu as propostas do Plano Municipal de Educação (PME) no intuito de construir as metas para a próxima década da educação no município.

O Plano Municipal de Educação se assemelha ao Plano Nacional de Educação, cujas diretrizes buscam a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, superação das desigualdades educacionais, promoção da cidadania e erradicação da discriminação, melhoria da qualidade da educação, formação para o trabalho, cidadania, valores morais e éticos da sociedade, promoção do princípio da gestão democrática da educação pública, humanística, científica, cultural e tecnológica, estabelecimento de meta de aplicação de recursos públicos em educação, valorização dos profissionais da educação e respeito aos direitos humanos, diversidade e sustentabilidade socioambiental.

O Fórum de Educação de Macuco recebeu a convidada Hellen Almeida, que proferiu palestra abordando o tema 'Educando com valores e para valores'. Citando autores como Jean Pierre Lebrun, José Saramago e Platão, a palestrante aprofundou o debate e interagiu com a plateia, fazendo os espectadores entenderem que o educador é, antes de tudo, um multiplicador, uma referência na propagação dos valores humanos.

Não só munícipes ligados à educação compareceram ao evento, conduzido pelo professor Daigo Oliveira. Segmentos sociais, direta ou indiretamente relacionados, participaram do fórum. Os secretários Geral de Governo e de Planejamento, Wildimar Faria e Matheus Ramos, respectivamente, representaram a administração. O representante do Grupo IBEP, Jorge Peçanha, também prestigiou o encontro.

A secretária de Educação, professora Kellen Lengruber, destacou que o encontro discutia a educação 'no contexto local, mas com visão global'. Ela justificou a ausência do prefeito Félix, trabalhando em busca de recursos junto ao Governo do Estado, inclusive para a educação, e conclamou a todos para se considerarem 'navegantes do mesmo barco', com o objetivo de vencer os desafios e construir uma educação melhor.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco