Secretaria de Educação promove debate democrático sobre o tema

Muitos municípios brasileiros já optaram pela retomada gradativa das aulas presenciais. Em Macuco, esse debate ocorre de forma ampla e democrática entre profissionais do setor, pais e responsáveis. A Secretaria de Educação já iniciou os preparativos para garantir que os estudantes retornem ao ambiente escolar em segurança.

Exposições da defensora Larissa Davidovich foram bastante esclarecedoras

Num debate ocorrido numa sala virtual na segunda-feira, 05 de julho, professores, diretores de escolas, pessoal de apoio e integrantes da Gestão Municipal assistiram à explanação da defensora pública Larissa Davidovich, do 7º Núcleo de Tutela Coletiva da Defensoria Pública. Ela desmistificou fakenews propagadas nas redes sociais e lamentou que o Brasil esteja mal em várias frentes, incluindo a manutenção das escolas fechadas.

Com abordagens objetivas, ela fez os profissionais entenderem que a escola é um ambiente bastante seguro, exatamente por ser monitorado. “É absolutamente normal esse medo gerado pela pandemia, mas precisamos reiniciar seguindo ‘o novo normal’, pois o vírus não pode estar somente nas escolas. Se todas as atividades foram retomadas, porque com a escola não pode ser da mesma forma? ”, argumentou a defensora pública.

Professores deram depoimentos e uma pesquisa da Secretaria de Educação sobre a opção do retorno apresentou números positivos e surpreendentes, já que apontaram que os pais anseiam pelo retorno das aulas, especialmente pela preocupação com a qualidade do aprendizado. “Não se trata apenas de conteúdo, mas de relações interpessoais. Criança precisa de criança”, emendou de forma incisiva doutora Larissa.

Sala virtual contou com a participação de diversos profissionais de educação

Antecipando-se à retomada das atividades presenciais, programadas para 02 de agosto, a Secretaria de Educação esclarece que 15 dias do mês de julho servirão como avaliação presencial de turmas de 1º e 2º anos. As demais do Ensino Fundamental já foram avaliadas e as escolas estão sendo preparadas para garantir todas as medidas de segurança, como será mostrado em vídeos oficiais previamente programados. Com o retorno híbrido, pais poderão optar pela modalidade presencial, online, ou até por ambas.

Fotos: Secretaria de Educação