O município de Macuco enviou seus representantes legais para participarem da 2ª Oficina de Trabalho do Consórcio Travessia, realizada no Rio de Janeiro, na Congregação das Religiosas da Assunção de Nossa Senhora, no bairro de Santa Tereza, no início da semana, segunda e terça, 01 e 02 de junho.

 

Na ocasião, foram tratadas a avaliação do projeto pelas cidades participantes e a estruturação do relatório, que propiciará aos professores e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) verificar quais famílias estão em situação de risco social e a partir daí desenvolver o trabalho em rede que reverta esse quadro.

Também foram apresentadas as novidade do projeto para os próximos meses, entre elas a entrega de Laptops para professores e trabalhadores do SUAS; estágio de sete dias, a ser realizado no Rio de Janeiro, possivelmente nos centros de atendimento do AfroReggae, durante as férias escolares; pequenas melhorias nas escolas participantes; e intercâmbio de professores em local a ser definido.

Ainda por intermédio do Consorcio Travessia, foi iniciada a entrega de equipamentos de auxílio ao ensino. No dia 28 de maio foi entregue parte do material solicitado pelos professores do CIEP Municipalizado 473 – Honório Peçanha, mais especificamente um Data Show, que possibilitará à escola criar um espaço multimídia para que o ato de ensinar e aprender seja ainda mais prazeroso. Resta ser entregue um Laptop para que a sala fique completa, o que deve acontecer ainda em junho.

Vale salientar que o Consórcio Travessia está amparado no Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e tem como meta estimular a participação familiar na vida escolar de crianças e adolescentes e formar uma rede de suporte para o desenvolvimento social das cidades, além de trabalhar pela melhoria da educação e do aprendizado, com ações coordenadas por uma equipe multidisciplinar na área pedagógica e social.

Em Macuco inúmeras pessoas da comunidade estão envolvidos no projeto, entre eles André Coelho e Jucilea Brito, representantes das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, respectivamente. O programa foi idealizado pelo Grupo Cultural AfroReggae e Odebrecht.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco