Educação trabalha periodicamente com a Busca Ativa

Garantir que cada aluno da Rede Municipal de Ensino permaneça na escola e mantenha o aprendizado regular, tanto na Zona Rural quanto na Urbana, sempre foi uma orientação repassada pelo prefeito Bruno Boaretto à Secretaria de Educação, algo que vem sendo seguido à risca pela equipe da titular da pasta, professora Luciana Boaretto.

Com técnicas de abordagem específicas, profissionais alertam as famílias

A Busca Ativa Escolar é um programa fundamental nesse sentido, que consiste no acompanhamento periódico da frequência escolar, que é feito por uma professora integrante da rede. Juntamente com uma assistente social são promovidas visitas continuadas às casas das crianças que não estão dando retorno das atividades escolares.

Mais uma incursão realizada pela equipe visando conter a evasão escolar

Por causa da pandemia e a consequente suspensão das aulas presenciais, a evasão escolar tem sido acompanhada mais de perto pelas profissionais macuquenses, que buscam evitar tal prejuízo diante das dificuldades encontradas pelos gestores escolares e professores em atingir todos os alunos, já que existem aqueles que, por motivos diversos, não participam de atividades online ou realizam aquelas enviadas pelas escolas.

Contatos feitos pela assistente social e professora ocorrem de forma planejada

“Identificamos esse risco e juntamente com a Secretaria de Desenvolvimento Social intensificamos a Busca Ativa desses alunos. Os servidores que realizam essas ações utilizam diferenciados recursos para evitar o abandono escolar, visando oportunizar a todos o direito à uma educação pública de qualidade”, relatou a secretária Luciana, acrescentando que a atuação aumentou tanto na cidade quanto no campo.

Veículo da Secretaria de Educação leva as profissionais aos locais das ações

Fotos: Secretaria de Educação