Produzir um diagnóstico capaz de identificar a qualidade da educação aplicada na Rede Municipal de Ensino ao mesmo tempo em que avalia o desempenho dos estudantes e os incentiva a melhorar o rendimento em sala de aula. Essa é a finalidade básica do Sistema de Avaliação das Escolas Municipais (SAEM), criado pela atual administração e que este ano completa três anos de integração entre escolas e famílias e vem estimulando consideravelmente o aprendizado.

Coordenado pelos profissionais da Secretaria de Educação, sob liderança da titular da pasta, professora Kellen Lengruber, o SAEM consiste na aplicação de duas avaliações anuais, uma em cada semestre, para alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais. As disciplinas avaliadas são português, matemática, ciências, história e geografia.

O grande diferencial desse Sistema de Avaliação adotado em Macuco a partir de 2013 está na premiação dos alunos que se destacam nas provas. Por iniciativa do prefeito Félix Lengruber, os 15 estudantes com os melhores desempenhos, ou seja, aqueles que obtiverem as melhores notas na avaliação são contemplados com computadores adquiridos pela Prefeitura de Macuco e ofertado aos vencedores. "Trata-se de uma ferramenta de incentivo, uma forma de estimular nossos alunos, que numa disputa sadia se empenham e acabam realmente adquirindo o aprendizado necessário para garantir boas notas e um futuro de sucesso", explica o prefeito.

Informações colhidas junto à secretária de Educação, Kellen Lengruber, confirmam que as provas são realizadas em dois turnos, com duas horas de duração cada, e da qual participam aproximadamente 400 alunos. A premiação ocorre na segunda fase das provas e somente as turmas do 5º ano disputam os computadores, servindo a avaliação do 4º ano como preparação para o ano seguinte. "Com essa iniciativa conseguimos ainda subsidiar políticas voltadas para a melhoria da qualidade da educação, pois as avaliações nos permitem identificar as intervenções necessárias para avançarmos na qualidade do ensino que ofertamos de forma imparcial", diz Kellen.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco