Lições de vida marcam desfile estudantil na festa do padroeiro de Macuco

Famílias inteiras e suas mais diversas gerações, autoridades públicas locais e convidadas, estudantes das redes Municipal, Estadual e Particular e demais integrantes da comunidade escolar viveram uma tarde inesquecível em Macuco nesta quarta-feira, dia 23 de junho, quando após dois anos de espera – tempo em que os eventos foram suspensos em virtude da fase aguda da pandemia –, aconteceu o reencontro com o Desfile Estudantil, onde não houve quem não se emocionasse.

Centenas de expectadores voltaram a se reunir no entorno da Praça Professor João Brasil, no centro da cidade, para acompanhar de perto, na avenida principal, a passagem dos mais diferentes e revigorados pelotões, que não frustraram as expectativas, ao contrário, surpreenderam pela diversidade e organização das apresentações, carregadas de simbolismo e emoção pelas mensagens atuais que proporcionaram verdadeiros momentos de reflexão àqueles que assistiram à festa.

Parte integrante e tradicional dos festejos de São João Batista, padroeiro de Macuco, os desfiles foram abertos pela ilustre presença da Banda do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, uma das mais respeitadas do gênero. Na sequência, o ritmo foi ditado pelas bandas marciais formadas pelos próprios estudantes dos educandários do município, que deram um verdadeiro show, sempre acompanhados pela elegância e sutileza das jovens balizas, que voltaram a encantar a plateia.

Subdivididos em ‘cenas diferentes’, os ‘atores’ dos desfiles (leia-se estudantes e integrantes das escolas e entidades representadas) primaram pela ótima qualidade nas apresentações, que ofertaram diversos momentos de elevada comoção coletiva, como na homenagem às vítimas da COVID-19, exaltando também os munícipes que derrotaram o vírus. Foram muitos os elogios à Secretaria de Educação pelo belíssimo espetáculo.

“Não há palavras que caibam num agradecimento ou mesmo para exibir tantas emoções num mesmo espaço”, declarou a prefeita Michelle Bianchini, que assistiu aos desfiles ao lado do esposo e secretário de Governo João Vitor Pontes, dos parlamentares da Câmara Municipal, do pároco Fernando Pacheco.

Fotos: Assessoria de Imprensa