Pelo trabalho de uma equipe multidisciplinar, o Consórcio Social Travessia, criado pelo Grupo Cultural AfroReggae e subsidiado pela empresa Odebrecht, mantém uma ótima parceria com Macuco, oferecendo apoio na organização de novos processos pedagógicos e facilitando às escolas o acesso à internet e a equipamentos atualizados.

 

Na quinta-feira passada, 16, para finalizar a primeira etapa do projeto, a coordenadora Mariana Uchoa novamente se reuniu com professores macuquenses no CIEP Municipalizado Honório Peçanha, no bairro da Reta, e não faltaram boas notícias. Seguindo a fórmula de sucesso do programa, o Consórcio Travessia presenteou 20 professores com Laptops completos e de última geração.

De acordo com André Coelho, articulador do consórcio no município e integrante da Secretaria de Educação, trata-se de uma ferramenta a mais para que os educadores se mantenham em sintonia com o mundo virtual e através das novidades obtidas com ele aumentem as ofertas de ensinamentos diferenciados aos estudantes, já que terão a chance de planejar melhor as aulas e outras atividades extracurriculares.

Além disso, os professores também receberão um vale cultura no valor de 100 reais, cujo intuito é proporcionar momentos de enriquecimento cultural, pois esse auxílio poderá ser utilizado, por exemplo, na aquisição de ingressos para sessões de cinema, espetáculos teatrais, de música, artes plásticas e outras atividades culturais. "O mais importante é que vocês também se abasteçam de novos conhecimentos e possam repassá-los aos estudantes macuquenses ao final das férias", comentou Mariana Uchoa.

Atualmente, apenas o CIEP Honório Peçanha vem sendo atendido pela parceria, que prevê ainda a melhoria do espaço e a instalação de uma sala multimídia. Para o ano letivo de 2016, os benefícios serão ampliados e estendidos a outros dois educandários pertencentes à Rede Municipal de Ensino: escolas David Coelho dos Santos e Sylvia Bath Rosas.

Ainda segundo a técnica Mariana, se a vocação dessa parceria é transformar vidas, a ideia do Consórcio Social Travessia é viabilizar um amplo programa para melhorar a educação e aprendizagem dos alunos, organizar e articular a gestão social, apoiar práticas inovadoras, incentivar a participação da família na vida escolar das crianças e adolescentes e formar uma rede de suporte para o desenvolvimento social das cidades. Por fim, ela deixou um questionário com os professores para que estes avaliem a atuação da orientadora e do trabalho apresentado.

Por: Ricardo Vieira

ASCOM Macuco