Secretária de Educação elogia eficácia dos atendimentos      

Quando há num município a constatação de um trabalho sério e eficaz voltado às crianças com necessidades especiais, que seja desenvolvido por profissionais altamente gabaritados e comprometidos com o bem-estar das famílias, é difícil conter a euforia e não expor sua satisfação pessoal em ver o progresso dos pequenos se materializando diante dos olhos e fortalecendo o convívio social tão fundamental no desenvolvimento.

Claudia Vogas visitou a instituição acompanhada do servidor André Coelho e teceu elogios ao ótimo trabalho de Sheila Penavilla e Sônia Santos

Esse foi o sentimento externado pela secretária de Educação de Macuco, a professora Claudia Vogas, ao visitar recentemente o Centro de Atendimento Educacional Especializado de Macuco (CAEEM), idealizado como ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da Rede Municipal visando atender de forma individualizada os alunos com ‘necessidades educacionais especiais’. “Podemos resumir a importância dessa instituição dizendo que ela é a imagem de uma educação de qualidade planejada com igualdade e equidade de oportunidades, algo que não tem preço”, definiu a secretária.

A psicopedagoga Sheila Penavilla desenvolvendo uma das atividades com o pequeno Thomas Raphael no CAEEM

Atendendo aproximadamente 30 crianças com diferentes necessidades e dificuldades de aprendizagem, o CAEEM esbanja ludicidade, ratificada pelos jogos, brincadeiras e atividades complementares compromissadas em minimizar possíveis barreiras de aprendizado, sempre focando o progresso dos estudantes explorando suas habilidades e competências com carinho e atenção personalizados. O CAEEM é coordenado pela psicopedagoga Sheila Penavilla, que tem a parceria da professora de Atendimento Educacional Especializado Sônia Santos e auxílio de uma estagiária.

Com atividades lúdicas e criativas, o CAEEM tem obtido excelentes resultados e contribuído no progresso dos estudantes

“Fiquei comovida durante a visitação depois de constatar os avanços do aluno Thomas Raphael, de apenas 4 anos. Sua mãe, Leandra Vitória, reconhece que ele potencializa sua motivação nos dias em que frequenta o CAEEM. Isso é inspirador para todas nós enquanto educadoras e idealistas da igualdade educacional”, concluiu Claudia.

Estimular a criatividade, a sensibilidade e habilidade dos estudantes tem sido o segredo do sucesso do CAEEM

Cada ambiente da sede do CAEEM é especificamente preparado para o atendimento ofertado com carinho e individualidade

Mais uma das salas que abrigam atividades lúdicas voltadas ao progresso do aprendizado das crianças

Esbanjando criatividade e ludicidade na construção do material a ser utilizado com os alunos, o CAEEM é um equipamento educacional indispensável

Parede Sensorial do CAEEM é mais um dos locais onde as atividades são exploradas com eficácia e sensibilidade

Texto: Ricardo Vieira

Fotos: Secretaria de Educação