Estudantes se empolgam e prometem viajar no prazer de ler

É incontestável o poder da leitura, que além de oferecer aprendizados importantes através da aquisição de novos conhecimentos, dá ao leitor a oportunidade de viajar de maneira prazerosa pelo mágico e infindável universo de letras e frases, que unidas se transformam em histórias e relatos fascinantes e absolutamente indispensáveis.

‘Casinha da Leitura’ foi inaugurada no CIEP Honório Peçanha, na Reta, com a participação de estudantes da Rede Municipal de Ensino

Foi raciocinando com esse pensamento que uma ideia da prefeita de Macuco, Michelle Bianchini, desencadeou o movimento de criação culminando com a inauguração – nesta quinta-feira, dia 23 de março, na sede da Secretaria de Educação, anexa ao CIEP Municipalizado Honório Peçanha, no bairro da Reta – da ‘Casinha da Leitura’.

Meninas e meninos acompanham a explanação da diretora Marina Espíndola durante a abertura do evento

Aberto às crianças e adolescentes, o espaço servirá como estímulo ao hábito da leitura, desenvolvendo atividades lúdicas, diversificadas e interessantes como teatro e contação de histórias, para que os pequenos estudantes macuquenses obtenham momentos inesquecíveis e disseminem a importância de obter novos saberes pela leitura.

O Capitão Jocélio Bezerra, secretário de Segurança Pública, representou a prefeita Michelle Bianchini e o secretário de Governo João Vitor Pontes

A comunidade escolar abraçou a ideia; a Secretaria de Obras emprestou sua dedicação e competência com os preparativos físicos, incluindo montagem e pintura da casinha; e o pessoal de apoio do CIEP assumiu a ornamentação. Um trabalho em equipe que se converteu numa inauguração atrativa e agradável, especialmente porque prendeu a atenção dos participantes com a exibição de um teatrinho sútil e bem desenvolvido.

A felicidade e empolgação expressa no rosto da criançada durante o encontro com a personagem Emília

Na encenação da peça, numa interação concreta com as crianças presentes, o tema versava sobre uma menina que não gostava de ler, mas que foi mudando aos poucos esse pensamento graças às intervenções dos demais personagens. Por fim, ela se conscientiza sobre o enriquecimento pleno oferecido pelo prazer de ler e se rende aos livros.

Diretora do CIEP Marina Espíndola, secretário de Segurança Pública Jocélio Bezerra e secretária de Educação Claudia Vogas durante a inauguração

Amadores, mas bem ensaiados, ‘ator e atrizes’ deram um show encarnando personagens. Viveu a mãe da menina – interpretada pela integrante da equipe pedagógica educacional Marcelle Wollu – a diretora do CIEP, Marina Espindola. Já Silvania Biscácio fez a narrativa, enquanto a secretária Claudia Vogas foi Chapeuzinho Vermelho. Josiane Tiberto, secretária da Escola Bath Rosas, atuou como Branca de Neve, contracenando com sua diretora adjunta Rosiane Miranda. Emília ganhou vida pela diretora adjunta do CIEP, Patrícia Queiroz, e o secretário Israel Cardoso fez o ‘Menino Maluquinho’.

A garotada se comportou de forma impecável durante a encenação da peça, demonstrando a receptividade ao projeto

Ausente em virtude de compromissos administrativos assumidos anteriormente, a prefeita Michelle Bianchini e o secretário de Governo João Vitor Pontes foram representados pelo secretário de Segurança Pública, Capitão Jocélio Bezerra. “Fizemos uma festa, como é de costume em nossos eventos. Agora é convidar as pessoas, particularmente crianças e adolescentes, a conhecerem o espaço e desfrutarem dele da melhor forma possível, valorizando o hábito da leitura”, comentou Claudia Vogas.

Fotos: Rodrigo Cuco