Saúde e Educação unidas no combate às arboviroses

Informações precisas, quando repassadas por profissionais conhecedores dos temas que abordam, sempre se convertem em conhecimentos para quem as recebe. Foi o que ocorreu esta semana, no CIEP Municipalizado Honório Peçanha, no bairro da Reta, graças à parceria sempre proativa entre as secretarias de Educação e Saúde de Macuco.

As explicações do técnico Ivan Tostes servirão para que os profissionais de educação tratem ainda melhor os temas com os estudantes  

Numa palestra esclarecedora e participativa, o coordenador da Vigilância Ambiental em Saúde do município, o agente de Endemias Ivan Tostes, mostrou de forma simplificada aos profissionais de educação as maneiras mais efetivas de se combater as arboviroses, doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos, entre as quais Dengue, Chikungunya e Zika, cujo transmissor é o mosquito Aedes aegypti.

Secretária de Educação Claudia Vogas e o coordenador da Vigilância Ambiental Ivan Tostes durante a palestra no CIEP Honório Peçanha

Conversando informalmente com professoras, equipe de coordenação e demais integrantes do educandário, tratando também de outros assuntos importantes, Ivan exibiu slides ilustrativos e interagiu com eles revisitando algumas das mais eficazes formas de prevenção ao vetor e, consequentemente, ao crescimento dos índices de infectados entre os munícipes. “Profissionais de educação são sempre receptivos e eficientes na propagação das mensagens de prevenção e isso é ótimo”, garantiu Ivan Tostes.

Slides ilustrativos foram exibidos ao público alvo para uma melhor compreensão dos temas visando à prevenção

A secretária Claudia Vogas também participou da palestra, reforçando a integração entre Educação e Saúde visando levar as orientações à comunidade.

Palestra foi ministrada no CIEP Honório Peçanha, na Reta, fazendo valer a parceria entre Saúde e Educação

Texto: Ricardo Vieira

Fotos: Rodrigo Cuco