Estudantes da Escola David Coelho recebem o projeto ‘Circo Viva’

Graças a uma iniciativa do Governo Estadual – por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e apoio da ENEL Distribuição Rio, através da ‘Lei de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro’ –, a Escola Municipal Professor David Coelho dos Santos, no bairro da Barreira, em Macuco, proporcionou aos estudantes matriculados no educandário um início de semana agradável e recheado de sorrisos.

Comunidade escolar reunida na quadra da Escola David Coelho dos Santos para assistir às performances dos artistas

A comunidade escolar foi presenteada nesta segunda-feira, dia 12 de junho, com o projeto ‘Circo Viva’, idealizado pela Associação Centro Cultural Viva, cuja missão é levar espetáculos e oficinas circenses para alunos que frequentam as escolas da Rede Pública nos municípios fluminenses. A programação atende aos colégios municipais e estaduais da área urbana e rural nas regiões Serrana, Serra-Norte e Baixada Litorânea.

Durante os intervalos, nos momentos que antecediam o retorno dos artistas, era grande a expectativa dos alunos

Seguindo os preceitos do projeto, os alunos têm acesso a um espetáculo completo e diversificado, com atrações como apresentações de palhaços, malabaristas, equilibristas e tudo vivenciado num clima de muita música ao vivo. Além disso, os estudantes ganham conhecimentos sobre a história dos palhaços e da temática circense, o que aumenta a proximidade das escolas com os equipamentos culturais, formando novas plateias, redemocratizando o acesso às variadas formas de cultura, levando-a aos mais distantes pontos e de quebra divulgando a arte do circo e dos palhaços.

A interação entre artistas e estudantes propiciou um aprendizado de malabarismo antes do espetáculo

Os artistas do ‘Circo Viva’ foram recepcionados pela garotada com muita festa e alegria, juntamente com a secretária de Educação de Macuco, professora Claudia Vogas, a diretora Geral da Escola David Coelho, Viviam Badini Bard, e sua diretora Adjunta, Renata Menezes Moreira. “Observar nossos estudantes iniciando a semana com sorrisos largos e novas lições culturais não tem preço”, definiu Claudia Vogas.

Muita música, diversão e crescimento cultural fizeram parte da segunda-feira dos estudantes macuquenses

Em cada atração uma novidade para atrair a atenção e aguçar a curiosidade da criançada do educandário macuquense

A junção de artistas, diretora, secretária de Educação e alunos complementou a manhã de segunda-feira

Os pequenos estudantes exibem os folhetos recebidos contendo um pouco da história artística e circense

Irreverentes, talentosos e muito carismáticos, os artistas que integram o projeto ‘Circo Viva’ caíram nas graças da criançada

Um dos artistas da companhia circense distribui os folhetos informativos para os estudantes da Escola David Coelho

Curiosos e interessados em aprender mais sobre a cultura artística circense, os estudantes analisam as informações recebidas

Texto: Ricardo Vieira

Fotos: Rodrigo Cuco